Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Trilhas para toda a família no Parque Nacional em Teresópolis

Caminhadas curtas, visuais espetaculares e experiências diferentes em meio à Mata Atlântica

Teresópolis é a Capital Nacional do Montanhismo, tem belezas cênicas invejáveis, está cercada por unidades de conservação ambiental e tem forte ligação com a história desse esporte. Porém, mesmo com tantas possibilidades, ainda é grande o número de teresopolitanos que nunca sequer experimentou caminhar por trilhas de montanha – talvez acreditando não ter capacidade necessária física para tal. Mas, se for esse o problema, basta pesquisar um pouquinho mais sobre o assunto, visto que os três que têm sede no município oferecem caminhos para toda a família. Hoje, vamos destacar as opções mais tranquilas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde os visitantes podem passar um dia tranquilo e recompensador com visuais espetaculares como nos mirantes Alexandre Oliveira e Borandá, além de locais para a prática do piquenique e banho de cachoeira ao longo da estrada da Barragem.

No meio das curtas trilhas, há opções de banho no ainda límpido Paquequer. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

Ficam nesse setor as trilhas da Primavera, Mozart Catão, Jussara, Cartão Postal e 360, que, se feitas todas em um dia só garantem um circuito de aproximadamente sete quilômetros. Porém, caso a pessoa seja iniciante no esporte, pode fazer uma em cada visita, ampliando seus horizontes em outras incursões. Abaixo, veja um pouco mais sobre cada atrativo.

A entrada principal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica na área urbana de Teresópolis, na Avenida Rotariana, próximo ao bairro Soberbo, com funcionamento das 8h às 17h para as trilhas da parte baixa. A entrada é gratuita.

ESTRADA DA BARRAGEM
Nível de dificuldade: leve. Extensão: 3.000m. Duração: 2 horas (ida e volta).
Estrada calçada em paralelepípedo com trânsito liberado para automóveis. É a via que dá acesso a todas as trilhas da Sede Teresópolis. Ideal para caminhadas de lazer, tem extensão de 3 km e placas indicativas de distância em intervalos de 500m. A estrada conta com vários mirantes, recantos para descanso, duchas e cascatas. A estrada termina na Praça da Barragem, ponto de captação de água para a cidade de Teresópolis.

Caminhar pela Estrada da Barragem é mais uma boa opção na sede Teresópolis. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

TRILHA SUSPENSA
Nível de dificuldade: leve. Extensão: 1300m. Duração: 1 hora.
Uma das grandes atrações do PARNASO, a trilha suspensa começa na Praça da Barragem. A trilha possui piso de madeira e corrimão, permitindo acesso até a cadeirantes. Construída sobre um aqueduto do início do século XX, esta trilha corta um trecho de Mata Atlântica em nível elevado em relação ao terreno, permitindo ao visitante uma observação mais próxima da copa das árvores. A trilha é circular, retornando para a Estrada da Barragem por escadarias. No trecho final a trilha atinge grandes alturas em relação ao solo (até oito metros) e permite belas visões da floresta e dos paredões do PARNASO.

Uma das grandes atrações do PARNASO, a trilha suspensa começa na Praça da Barragem. Foto: Juliana Ludwig/O Diário

TRILHA PRIMAVERA
Nível de dificuldade: leve. Extensão: cerca de 500m. Duração: 15 minutos.
A trilha tem 15 minutos de caminhada leve, para todas as idades. O visitante experimenta a sensação de estar em uma mata preservada, sendo possível observar inúmeras espécies. Entre elas destaca-se o palmito-juçara (Euterpe edulis), espécie ameaçada de extinção pelo corte indiscriminado.

Lago do Comary visto do Mirante Alexandre Oliveira, no final da Trilha Mozart Catão. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

TRILHA MOZART CATÃO
Nível de dificuldade: leve a moderado. Extensão: 800m. Duração: 1:30 (ida e volta).
Esta trilha cruza pequenos cursos d’água e floresta de encosta até chegar ao Mirante Alexandre Oliveira, com vista para a cidade de Teresópolis e o Parque Estadual dos Três Picos, ao fundo. Os nomes da trilha e do mirante homenageiam dois alpinistas da cidade, mortos ao tentar escalar a face sul do Aconcágua, em 1998. Ela permite ainda acesso a Trilha Cartão Postal, via trilha 360. Entre elas, fica o mirante “Borandá”.

No Mirante Alexandre Oliveira, final da Mozart Catão, uma excelente vista para Teresópolis. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

TRILHA CARTÃO POSTAL
Nível de dificuldade: moderado. Extensão: 1.200m. Duração: 2 horas (ida e volta).
Esta bela trilha, com acesso pela Estrada da Barragem próximo à pousada, cruza área de floresta com belas vistas da montanha e dá acesso a um mirante voltado para a cadeia de montanhas da Serra dos Órgãos, proporcionando ao visitante um novo ângulo de observação do Dedo de Deus do meio da floresta. No caminho é possível observar algumas grandes árvores, como o jequitibá.

Que vista! Esse ângulo único justifica o nome do caminho até lá: Trilha Cartão Postal! Foto: Juliana Ludwig / O Diário
Teresópolis 13/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trilhas para toda a família no Parque Nacional em Teresópolis

Prefeitura lança programa para aquisição e distribuição de alimentos

Fiscalização para ciclomotores e veículos elétricos muda em 1º de janeiro

Confira a programação para os próximos dias do Natal Iluminado em Tereópolis

Produção de cogumelos vira atração turística no Segundo Distrito de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE