Os valores venais dos veículos utilizados para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial. Fornecidas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), as quantias se referem aos preços de mercado dos veículos, sobre os quais são aplicadas as alíquotas do IPVA (4% para carros flex ou a gasolina; 2% para motos, 1,5% para automóveis movidos a GNV ou híbridos e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica).
Os prazos para pagamentos começam no dia 21 de janeiro, com o vencimento da cota única e da primeira parcela de placas terminadas em 0. O tributo poderá ser quitado à vista, com desconto de 3%, ou em três parcelas iguais, sem o abatimento. Para quitar o tributo, assim como neste ano, será necessário emitir o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) exclusivamente pelo hotsite da Sefaz-RJ, no endereço: https://ipva2026.fazenda.rj.gov.br/ .
No site, o contribuinte deverá clicar em “Emissão DARJ IPVA” e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O documento poderá ser quitado via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, em bancos parceiros da Fazenda estadual (Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB). O DARJ estará disponível para impressão nos primeiros dias de janeiro.
A recomendação é digitar o endereço diretamente no navegador, evitando sites de busca que podem direcionar a endereços criados por golpistas. Caso o pagamento seja feito via Pix, o contribuinte deve se atentar às seguintes informações no aplicativo do banco antes confirmar a transação: o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”.









