Vídeo gravado pelo deputado estadual Carlos Minc, deu conta de que foi barrado em Teresópolis um desmatamento de 63 mil árvores na Zona de Amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos e da Área de Proteção Ambiental dos Frades, porque “o empreendimento não apresentou levantamento arbóreo, e ignorou espécies ameaçadas, descumprindo a legislação ambiental”, além de não garantir a transparência nem compensações ambientais adequadas.
Segundo o ex-ministro Minc, foi enviado ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio técnico de biólogos e advogados e “a decisão correta foi tomada: a supressão foi indeferida pela Prefeitura de Teresópolis”. Na postagem, o deputado parabenizou os movimentos conservacionistas que procuraram o seu gabinete para as providências que o mandato tomou e enalteceu o movimento da agroecologia, os conselheiros e conselheiras do parque e da APA dos Frades, enaltecendo ainda a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela decisão correta. “Houve uma participação coletiva decisiva. Viva Teresópolis, viva as árvores!”, concluiu.
Ao DIÁRIO, na tarde deste domingo, o secretário municipal de Meio Ambiente, Coronel Maia, confirmou o indeferimento. “Trata-se de um projeto de supressão de vegetação de 63 mil árvores na região dos Frades, que tramitava na gestão passada, e que ao assumirmos a pasta, fomos ao local e nossos técnicos deram parecer contrário, encaminhando ao INEA”. Ou seja, o Meio Ambiente teria corrigido o problema, em processo interno e o indeferimento teria ocorrido independendo das manifestações.







