Marcello Medeiros
Representados pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), profissionais da educação da rede municipal – ativos e aposentados – realizaram, nesta segunda-feira (12), um ato público em frente ao Palácio Teresa Cristina, sede da prefeitura Teresópolis na Avenida Feliciano Sodré, na Várzea. O protesto teve início às 10h e como principal pauta a cobrança do pagamento imediato de valores em atraso por parte do governo municipal. Entre as reivindicações estão o pagamento dos salários dos aposentados, a conclusão do pagamento referente ao mês de dezembro para os servidores ativos, o pagamento do 1/3 de férias e a correção de erros no 13º salário.
De acordo com o sindicato, os atrasos e erros nos pagamentos têm sido recorrentes e refletem a falta de um calendário oficial e de diálogo com a categoria. Em publicação nas redes sociais, o SEPE reafirmou a continuidade da mobilização. “Denunciamos o descaso com os servidores e servidoras da educação e a falta total de diálogo com os trabalhadores e com sua representação sindical. A Educação exige respeito! Servidor não pode ser ignorado! Sem diálogo, não há solução. Seguiremos mobilizados e na luta pelos nossos direitos!”, declarou o sindicato.
Arrecadação abaixo do previsto
A Prefeitura de Teresópolis iniciou, na última sexta-feira (09), o pagamento dos servidores inativos, previsto para o quinto dia útil do mês. Nesta etapa, foram sendo contemplados todos os beneficiários que recebem até R$ 4.390,00, correspondendo a 60% da folha. “O lapso na quitação se dá em razão de uma arrecadação inferior à projetada, somada ao passivo financeiro herdado, que, embora significativamente reduzido em relação ao encontrado em janeiro de 2025, ainda impacta as finanças municipais. A expectativa do governo é concluir a quitação nos próximos dias, com pagamentos previstos para os dias 16 e 20 de janeiro”, informou a PMT.







