Principal sede da CBF, a Granja Comary, em Teresópolis, concentra nesta semana os trabalhos das seleções brasileiras Sub-16 masculina e Sub-20 feminina, que realizam períodos de treinos voltados à formação, observação e preparação para competições internacionais.
A Seleção Brasileira Sub-16 masculina iniciou na segunda-feira (19) sua primeira convocação de 2026, reunindo 26 atletas da geração 2010. Do grupo, 12 jogadores são remanescentes das conquistas da Copa 2 de Julho e da Liga Evolución, em 2025, enquanto outros 14 vivem a primeira experiência com a camisa da Seleção Brasileira.
Comandado por Guilherme Dalla Déa, o período de treinos tem caráter estratégico para a comissão técnica, que busca ampliar a observação dos atletas visando compromissos futuros da categoria. “Para nós está sendo muito importante essa fase de observação desses atletas. Temos agora aqui 14 jogadores que são novatos, que foram observados ao longo do último ano e terminaram a temporada muito bem dentro das suas equipes. Essa etapa é justamente para que a gente consiga passar os nossos conteúdos e ampliar o leque de avaliação”, explicou o treinador.
Além dos aspectos técnicos, o trabalho também enfatiza a adaptação ao ambiente da Seleção Brasileira e a assimilação de valores institucionais. “É importante para eles entenderem o que é representar o seu país, a importância de vestir uma camisa tão pesada como a da Seleção Brasileira. Queremos oferecer os conteúdos necessários para que, na próxima convocação, eles retornem ainda melhores, já pensando em uma competição internacional muito importante que teremos pela frente”, completou Dalla Déa.

Paralelamente, a Seleção Brasileira Feminina Sub-20 também está concentrada na Granja Comary desde o dia 16, sob o comando da técnica Camilla Orlando, em preparação para o Sul-Americano da categoria, que será disputado no Paraguai a partir de fevereiro. “Excelência”. É com essa palavra que a treinadora define o conceito que norteia os trabalhos iniciais com as 30 atletas convocadas. Atual campeã e única vencedora da história do torneio, com dez títulos, a Seleção chega à preparação destacando a competitividade interna do grupo.
“A ideia desse primeiro jogo-treino é realmente dar oportunidade para todas elas. Vamos tentar colocar todas na mesma oportunidade de desafio. Elas sabem disso, que nesse momento ainda não tem nada definido, está todo mundo competindo nas mesmas oportunidades”, afirmou Camilla.

O primeiro teste da equipe será neste sábado, em jogo-treino contra o time adulto do Botafogo. Para a técnica, o confronto também será fundamental para a avaliação da comissão. “Então é isso que a gente quer, que esse jogo-treino não traga só oportunidade para elas, mas oportunidade também para a comissão entender nossas atletas da melhor forma possível. O que queremos é potencializar elas”, disse.
Nos treinos desta semana, o grupo trabalhou variações de movimentações ofensivas e defensivas, além de ajustes táticos. A evolução tem sido motivo de satisfação. “A gente está muito feliz, acho que elas estão tendo um desenvolvimento muito rápido, até mais rápido do que a gente esperava. Trabalhamos duas variabilidades de esquemas, começamos a colocar um pouquinho mais no nosso bloco alto, pressão alta, dando sequência no plano didático desta convocação”, avaliou.

Para a sequência da preparação, o foco será nos detalhes finais.
“A ideia é ajustar os detalhes, como bola parada, que a gente não conseguiu trazer muito nesse treino, e nossa pressão e saída de pressão”, concluiu Camilla Orlando.






