Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bloco mirim faz sucesso no bairro da Tijuca

Criançada abriu o Carnaval de Teresópolis com o desfile do Thijukana

Marcello Medeiros

O bloco mirim Thijukana, uma das tradições mais queridas do Carnaval de Teresópolis, desfilou na tarde desta quinta-feira (12), levando música, fantasias e participação familiar às ruas do bairro da Tijuca. Formado principalmente por alunos, pais, professores e funcionários da Escola Espaço e Vida, o cortejo abriu a programação carnavalesca infantil do município.

Com mais de duas décadas de existência, o Thijukana se consolidou como o ‘abre-alas’ da folia para esse público. Fotos: Juliana Ludwig / O Diário

Com mais de duas décadas de existência, o Thijukana se consolidou como o ‘abre-alas’ da folia para esse público. O desfile teve concentração na Rua Júlio Rosa, em frente à escola, e seguiu por ruas do entorno, como Roberto Rosa, João Bonifácio e Yeda, antes de retornar ao ponto inicial. O trajeto reuniu famílias e moradores, em um clima de festa de bairro, marcado por atividades lúdicas e segurança.

O bloco integra a proposta de Carnaval comunitário e educativo, mantendo a característica de evento familiar e reforçando a presença das crianças na cultura dos blocos de rua. Fantasias coloridas, adereços e acompanhamento dos responsáveis fizeram parte do desfile, que ocorreu durante a tarde.

Idealizadora do bloco, Aparecida Magalhães comemorou mais uma edição do evento: “O Carnaval é só alegria e, aqui no Espaço e vida, até a tristeza pula de alegria. Obrigado a todos que ajudaram e participaram, ano que vem tem mais”, disse.

A participação das famílias é um dos principais traços do Thijukana. A mãe de aluna Sarah Murakame contou que a preparação começa com antecedência: “Todo ano venho prestigiar, sempre saio acompanhando minha filha. Compramos a fantasia há mais de um mês, ela estava ansiosa, hoje 9h já estava experimentando a fantasia para chegar aqui e desfilar”, afirmou.

Diretor da Escola Espaço e Vida, Eduardo Pinto destacou o envolvimento da comunidade escolar. “Esse ano não teve chuva, só muita alegria, muitas famílias participando com muito entusiasmo. Aproveitamos para agradecer toda a comunidade escolar, professores, pais, mães, responsáveis, muito obrigado a todos que apoiaram”, declarou, agradecendo também à Guarda Civil Municipal.

Teresópolis 13/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ecovias Rio Minas prevê movimentação de 1,6 milhões de veículos no Carnaval

Serra: mais um acidente com caminhão acende alerta para criação de áreas de escape

Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres no Carnaval de Teresópolis

Veja a programação completa do Carnaval em Teresópolis

Enel manterá equipes reforçadas no período de Carnaval

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE