Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Paulinho Nogueira: “Temos uma grande expectativa para o próximo ano legislativo”

Vereador do PL destaca mais um início de trabalhos da Câmara e temas que devem ser debatidos, como a Lei do Zoneamento

Marcello Medeiros

Dando a sequência a série de entrevistas com os vereadores de Teresópolis, que na próxima quinta-feira (19) retomam os trabalhos da Câmara Municipal, O Diário conversou com Paulinho Nogueira, do PL. O servidor público municipal de carreira, eleito e reeleito com expressiva votação e que está na metade do seu segundo mandato. Ele falou sobre a participação popular nas suas ações na Casa, a expectativa para o ano legislativo que se inicia e a discussão de temas importantes, como a mudança na Lei de Zoneamento. Paulinho contou ainda sobre a participação na solenidade de doação das terras do INSS ao município, ocorrida semana passada em Brasília, com a presença do Presidente Lula, ação que permitirá grande regularização fundiária no município.

PRIMEIRO MANDATO COMO VEREADOR
“Em 2020 foi uma eleição em que não tínhamos grandes expectativas, mas trabalhamos intensamente, levando nossas propostas às comunidades. O resultado foi muito positivo: obtivemos 1.694 votos. Essa votação demonstrou que nossa trajetória na prefeitura e o trabalho constante nas comunidades ao longo dos anos, como servidor público, geraram grande expectativa em torno da candidatura do vereador Paulinho Nogueira. Assim, vencemos a eleição e iniciamos nosso primeiro mandato. O primeiro ano de mandato foi de adaptação e aprendizado na Casa Legislativa, pois transitei do Executivo para o Legislativo. Trata?se de esferas diferentes: no Legislativo é necessário trabalhar de forma conjunta com o Executivo para que as ações avancem. Foi uma experiência enriquecedora e conseguimos evoluir em nosso trabalho, apresentando e aprovando projetos de lei importantes”.

LEI APROVADAS
“Destaco, entre as iniciativas, a lei que instituiu a Feira de Artes Manuais, hoje realizada no CATE, que valorizou o artesanato de Teresópolis e beneficiou mais de setenta mulheres artesãs. Também aprovamos a lei que reconhece a palhaçaria como prática de intervenção em hospitais, beneficiando pacientes internados em unidades como o Hospital São José, Hospital das Clínicas e UPA Tirodor. Ao longo do primeiro mandato atendemos diversas demandas do gabinete, superando-as gradativamente”.

DISCUSSÃO SOBRE O ZONEAMENTO DO MUNICÍPIO
“A lei de zoneamento estava bastante defasada em 2020 e, em 2026, exige uma revisão ampla, em conjunto com o Plano Diretor. Ainda em 2020 apresentamos a proposta e, a partir de 2023, começamos a trabalhar na revisão da Lei nº 2025, que rege a construção civil e o comércio em nosso município. Demos especial atenção à visibilidade de empresas que não podiam atuar em determinados locais e conseguimos avanços em parceria com o Executivo: o Executivo realizava o estudo técnico e nós apresentávamos o projeto de lei. Há muitas mudanças a serem feitas; é preciso sentar à mesa em diálogo construtivo entre Legislativo e Executivo para revisar a Lei nº 2025 de forma gradual e responsável”.

“A lei de zoneamento estava bastante defasada em 2020 e, em 2026, exige uma revisão ampla, em conjunto com o Plano Diretor”, pontua o vereador. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

SERVIDOR PÚBLICO E VEREADOR, RESPONSABILIDADE DUPLA
“Tenho um carinho grande pelos servidores, porque são eles quem fazem a máquina administrativa funcionar. O prefeito é a autoridade maior, mas sem servidores o funcionamento é comprometido. Sempre defendi o servidor público e mantive diálogo com o sindicato, que representa a categoria, embora às vezes não consiga avançar em todas as demandas junto ao Executivo por limitações diversas. Tive sempre bom relacionamento com o prefeito anterior, com quem conversava sobre a necessidade de olhar com atenção para o servidor público. Ao longo do primeiro mandato insisti, nos bastidores, em pautas como a criação de um plano de saúde para servidores — reconhecendo as limitações orçamentárias do Executivo, mas sem deixar de cobrar e trabalhar pela viabilização dessas melhorias. Continuaremos lutando por isso”.

RELAÇÃO COM O EXECUTIVO E MANUTENÇÃO DA BASE
“Durante meu mandato, tive relações institucionais amistosas com a presidência da Câmara e com a administração municipal. Quando o atual prefeito foi eleito, vislumbrei a possibilidade de dar continuidade ao trabalho em parceria com o Executivo. Considero?me base do governo atual, pois apoio o prefeito Leonardo Vasconcellos na medida em que suas ações promovam melhorias para a cidade. Levo às autoridades as demandas que colho nas comunidades — reformas de escolas, melhorias em postos de saúde, e outras necessidades — e as tenho apresentado ao prefeito, que tem atendido gradativamente conforme as possibilidades e os trâmites legais, como licitações. Há diálogo e cobrança responsável para que as ações sejam executadas”.

DOAÇÃO DAS TERRAS DO INSS E ENCONTRO COM LULA
“Fui muito bem recebido em Brasília, mesmo integrando outro partido (PL). Minha presença na agenda não foi partidária: fui em defesa das áreas da Quinta Lebrão, Fonte Santa e Álvaro Paná, processo que acompanhei desde o início com o juiz Dr. Caio Taranto. O trabalho resultou na doação das terras ao município, um ganho imensurável para Teresópolis. Estivemos em audiência com o presidente da República e com técnicos do INSS para formalizar a doação. A entrega da escrituração de propriedade, com projeto aprovado no município e registro (RGI), representará enorme benefício social e econômico para milhares de famílias. Foi uma agenda institucional voltada ao bem da cidade, fruto de muitas reuniões e do esforço conjunto entre Prefeitura, Secretaria de Urbanismo e equipe técnica do governo federal”.

EXPECTATIVAS PARA O ANO LEGISLATIVO DE 2026
“A expectativa é muito positiva: há inúmeras demandas a serem apresentadas ao Executivo, além de projetos de lei que pretendemos encaminhar. A composição das comissões da Câmara será fundamental para o bom funcionamento do Legislativo. Creio que será um ano de muita luta e trabalho. Fui reeleito mantendo a votação próxima aos 1.600 votos, o que demonstra a confiança do eleitorado. A reeleição é sempre um desafio maior, mas mostramos compromisso e dedicação. Acredito que 2026 será um ano próspero para Teresópolis, com ênfase nas áreas da saúde e da educação, nas quais iremos trabalhar incansavelmente”.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 14/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Natureza: Teresópolis tem muitas opções para passar os dias ‘longe da folia’

Veja a programação completa do Carnaval em Teresópolis

Paulinho Nogueira: “Temos uma grande expectativa para o próximo ano legislativo”

Teresópolis abre o Carnaval com blocos e shows na Praça Olímpica

Prefeitura abre sindicância para apurar corte de árvore no Pedrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE