Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lilia Montanha precisa de ajuda para manter seus cuidados básicos

Aos 92 anos, primeira teresopolitana a escalar o Dedo de Deus enfrenta um período delicado

Maria Eduarda Maia

Uma história de orgulho para a nossa cidade e que agora pede ajuda. Lília Montanha, a primeira teresopolitana a escalar o Dedo de Deus, um símbolo do montanhismo, enfrenta um momento delicado. Referência de coragem, ela abriu caminhos para muitos, marcou seu nome na história e venceu montanhas. Hoje, aos 92 anos, segue lúcida e afetuosa, mas a ‘escalada’ atual precisa de cuidados constantes e do apoio da população para manter sua qualidade de vida. Atualmente, Lília está acamada e totalmente dependente de assistência. A rotina exige acompanhamento permanente e cuidados especializados, que vão desde a alimentação até a higiene e mobilidade. Segundo a uma das representantes responsáveis pelos cuidados e cuidadora, Pâmela, a situação é delicada e demanda atenção contínua: “Hoje ela está acamada, totalmente dependente. Precisa de vários cuidados essenciais, como técnico de enfermagem, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.”, explicou ao Diário nesta segunda-feira (30).

Hoje, aos 92 anos, segue lúcida e afetuosa, mas a ‘escalada’ atual precisa de cuidados constantes e do apoio da população para manter sua qualidade de vida. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário


Ainda segundo Pâmela, além do suporte profissional, há uma necessidade constante de insumos básicos, utilizados diariamente: “A gente precisa de doação de fraldas no tamanho G, lenço umedecido, pomada para assadura e os medicamentos que ela usa”, elencou, frisando que todos esses materiais são utilizados todos os dias. “Fazemos quatro ou cinco trocas de fralda, com mudança de posição”, completou a cuidadora.

Além disso, há outras necessidades urgentes, como a substituição da cadeira higiênica, que já está bastante desgastada pelo uso contínuo. Devido ao alto nível de dependência de Lilia Montanha para os cuidados são fundamentais para garantir a dignidade da eterna menina. “Ela não se alimenta sozinha, depende de ajuda para tudo. São cuidados extremamente necessários para dar mais qualidade de vida e conforto no dia a dia.”, declarou Pâmela.

“No dia em que eu partir desse mundo, a experiência continuará no meu coração. Vou levar comigo para sempre. É algo indescritível! Só quem faz essa escalada e ama o montanhismo sabe”, disse emocionada a primeira teresopolitana a pisar no cume do Dedo de Deus. Foto: Arquivo O DIário / Maria Eduarda Maia

Serviço suspenso
Outro ponto crítico é a ausência do serviço de homecare, que era para ser disponibilizado pelo município e está suspenso há meses. “O serviço está suspenso por tempo indeterminado. Já estamos há quase cinco meses sem esse serviço, e ela é totalmente dependente desse atendimento.”, disse a cuidadora. Sem a equipe especializada, a situação se torna ainda mais difícil, visto que de nada adianta ter os insumos de doações, por exemplo, e não ter profissionais para realizar o trabalho. “A gente precisa de técnicos de enfermagem 24 horas, como ela tinha antes.”, frisou.

No dia 17 de julho de 1949, a jovem, acompanhada de seus irmãos e de um grupo de excursionistas, realizou o sonho de conquistar o cume da imponente formação rochosa da Serra dos Órgãos, entrando definitivamente para a história do montanhismo. Foto: Arquivo

Como contribuir
Apesar das dificuldades, a rede de solidariedade tem feito diferença, mas a ajuda ainda é insuficiente diante da demanda diária. No início do ano, seus amigos de montanha e a comunidade excursionista se mobilizaram para criar o ‘Fundo Lilia Montanha’, uma vaquinha solidária que busca garantir recursos para despesas essenciais para a saúde e bem-estar daquela que é um marco no montanhismo. “Nós somos muito gratos por cada doação que recebemos. Com a divulgação, mais pessoas ficam sabendo e essa corrente de solidariedade só aumenta”. Quem puder ajudar pode contribuir com doações de materiais ou entrar em contato diretamente pelo telefone: (21) 99326-0944 (Pâmela).

Posicionamento da prefeitura
A reportagem do Diário entrou em contato com a Prefeitura de Teresópolis solicitando um posicionamento sobre a situação do home care de Lilia Montanha, mas, até o encerramento dessa edição, não obteve retorno.


Teresópolis 31/03/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Faixa exclusiva já reduz em até 15% o tempo de viagem dos ônibus em Teresópolis

Morre tenente Lobo após operação policial no Rio de Janeiro

Lilia Montanha precisa de ajuda para manter seus cuidados básicos

Justiça recebe pedido que prevê “lei dos 20 andares” estendida para outros bairros de Teresópolis

Treinamento do 16º GBM reforça preparo das equipes para atuação em emergências

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE