Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CDT inaugura nova unidade e coloca a cidade em novo patamar da medicina diagnóstica

Estrutura moderna reúne inteligência artificial, equipamentos de última geração e atendimento humanizado para oferecer mais qualidade e conforto aos pacientes da região

Isla Gomes

A inauguração da nova unidade da CDT Teresópolis marcou uma noite de celebração, emoção e expectativa para o futuro da saúde em Teresópolis. Reunindo médicos, representantes da área da saúde, autoridades e convidados, a cerimônia apresentou oficialmente um dos mais modernos centros de diagnóstico por imagem da região serrana, equipado com tecnologia de ponta, inteligência artificial e um conceito de atendimento voltado para o acolhimento e o bem-estar dos pacientes. Localizada na Rua Fernando Martins, número 268, no bairro Vila Muqui, a nova unidade chega para ampliar o acesso da população a exames de alta precisão, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, exames cardiológicos e outros serviços especializados, reduzindo a necessidade de deslocamento para grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.

“Nós fizemos esse investimento porque adoramos a cidade de Teresópolis e achamos que Teresópolis já merecia uma clínica com tecnologia de imagens que viesse preencher os anseios da população.” Reforça Miguel Freitas, diretor. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Durante a inauguração, o diretor Ranulfo Lima destacou o significado da nova estrutura para a cidade. “Estamos criando em Teresópolis uma estrutura de imagem que não vai precisar mais que o paciente se desloque para o Rio ou São Paulo.” Segundo ele, o objetivo da clínica é oferecer diagnósticos cada vez mais precisos e acessíveis para a população da região serrana. “Teresópolis estará muito bem equipada tecnologicamente em todos os sentidos. O sentimento é que demos à população teresopolitana um apoio muito grande, onde ela se sentirá mais confortável e mais segura no diagnóstico clínico e no diagnóstico de imagem.”

Com uma proposta que une inovação, precisão diagnóstica e atendimento humanizado, a nova unidade do CDT reforça Teresópolis como um importante polo de saúde da região serrana e inaugura um novo momento para a medicina diagnóstica na cidade. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

O diretor Miguel Freitas também ressaltou a importância do investimento realizado na cidade. “Nós fizemos esse investimento porque adoramos a cidade de Teresópolis e achamos que Teresópolis já merecia uma clínica com tecnologia de imagens que viesse preencher os anseios da população.” Ele reforçou que a proposta da nova unidade é reunir tecnologia avançada e atendimento humanizado em um único espaço. “O objetivo principal é servir bem à população teresopolitana, com carinho, conforto, boa qualidade de atendimento e tecnologia avançada.” Entre os grandes diferenciais da nova unidade está a chegada de equipamentos inéditos na região. O diretor técnico Marcelo Marques explicou que a clínica passa a contar com duas modernas máquinas de ressonância magnética, sendo uma delas equipada com inteligência artificial. “Essa unidade conta com duas máquinas de ressonância de 1,5 Tesla. A nova tecnologia com IA permite realizar exames muito mais rápidos e precisos.” Segundo Marcelo, a inteligência artificial reduz significativamente o tempo dos exames, proporcionando mais conforto aos pacientes.“Um exame que antes levava cerca de 12 minutos agora pode ser realizado em apenas 5 minutos. Isso diminui muito a sensação claustrofóbica e traz mais tranquilidade para o paciente.”

Com uma proposta que une inovação, precisão diagnóstica e atendimento humanizado, a nova unidade do CDT reforça Teresópolis como um importante polo de saúde da região serrana e inaugura um novo momento para a medicina diagnóstica na cidade. Foto: Juliana Ludwig / O Diário
“A gente já trabalha com a CDT no Hospital das Clínicas há quase 30 anos, e a gente sabe o esforço que é empreender na saúde hoje.” Afirma a diretora-geral do HCT, doutora Rosane Rodrigues. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Humanização
Além da tecnologia, o ambiente também foi pensado para oferecer acolhimento e humanização durante os procedimentos. “As salas são humanizadas, com som ambiente, teto decorado e até a possibilidade de um acompanhante permanecer ao lado do paciente em alguns exames.” O diretor técnico ainda anunciou a instalação de uma tomografia de 128 canais em parceria com o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano e a FESO, equipamento que permitirá a realização de exames cardíacos avançados sem que o paciente precise sair da cidade. “Hoje muitos pacientes precisam ir ao Rio para fazer exames específicos. Nosso objetivo é que o cidadão teresopolitano encontre aqui toda a estrutura necessária.”

Cardiologia amplia serviços com exames inéditos na cidade
Responsável pelo setor de cardiologia da nova unidade, o médico Jorge Elias destacou que a população de Teresópolis também passa a contar com novos serviços voltados tanto para diagnóstico quanto para prevenção e performance física. Segundo ele, a parceria entre a CDT e os profissionais da área cardiológica já é consolidada na cidade e agora ganha reforço com novos investimentos em tecnologia. “Estamos muito felizes com essa parceria com a CDT, que já presta serviços muito bem aceitos na cidade, como ecocardiograma, ultrassom e doppler vascular”, afirmou. Entre as novidades, Jorge Elias destacou a chegada da primeira densitometria de corpo inteiro de Teresópolis. “Ela não faz apenas a avaliação de osteoporose e osteopenia, mas também permite analisar composição corporal completa, massa magra, gordura visceral e gordura corporal total”, explicou. O médico também anunciou a implantação do primeiro serviço de ergospirometria da cidade, exame conhecido como teste cardiopulmonar. “É uma grande inovação, tanto para reabilitação quanto para performance humana. O exame permite avaliar melhor os limiares ventilatórios e orientar de forma mais precisa a prescrição de exercícios”, ressaltou. Além disso, a nova unidade contará com serviço especializado de reabilitação cardíaca. “Investimos em equipamentos de ponta e serviços integrados para oferecer o melhor aos pacientes e fornecer o máximo de informações ao médico assistente na tomada de decisões”, concluiu Jorge Elias.

Médicas radiologistas destacam estrutura e conforto
Durante a cerimônia, as médicas radiologistas da equipe do CDT também destacaram a importância da nova unidade para o avanço da radiologia e do diagnóstico por imagem em Teresópolis. A médica radiologista Ilka Mezzavilla ressaltou a emoção de participar da inauguração e integrar a equipe da clínica. “É muito gratificante estar aqui na inauguração dessa clínica tão moderna e tão grande, trazendo mais assistência para o povo de Teresópolis. É uma honra fazer parte dessa equipe.” A radiologista Mariana Coelho destacou o impacto da nova estrutura e a qualidade dos equipamentos instalados. “Teresópolis nunca teve uma estrutura tão robusta e tão bonita. Isso cria um sentimento de que as coisas aqui funcionam e de que os pacientes terão uma assistência adequada.” Ela também ressaltou os avanços tecnológicos das novas máquinas de ressonância. “As máquinas são realmente muito modernas. Os exames são feitos de forma muito mais rápida, em um tempo muito menor do que era feito antes.” Já a médica radiologista Irene Reis destacou que a nova unidade traz para a cidade um padrão comparável aos grandes centros. “Eles estão trazendo para Teresópolis o que acontece lá embaixo, no Rio, e isso era muito necessário. Essa clínica tem tudo para trazer coisas muito boas para a cidade e para a região.” As especialistas também reforçaram que o diferencial da nova unidade vai além da tecnologia e inclui o cuidado com o paciente e seus acompanhantes. “Queremos trazer modernidade, mas sem perder o aconchego que a Serra tem. O paciente e a família precisam se sentir acolhidos”, destacou Irene. Maria Coelho ainda enfatizou o nível competitivo dos equipamentos instalados na clínica. “Se compararmos com estruturas de grandes capitais do Brasil e até fora do país, os equipamentos daqui são extremamente competitivos.”

Amanda Machado (Diretora administrativa) e Marcelo Marques (Diretor Técnico). Foto: Juliana Ludwig/O Diário

Parceria HCT
A diretora-geral do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano, doutora Rosane Rodrigues Costa, também elogiou a nova estrutura. “É um empreendimento de grande importância para a cidade. Além da arquitetura, do acolhimento e dos espaços aconchegantes, os equipamentos são de ponta, de alta tecnologia.” Com uma proposta que une inovação, precisão diagnóstica e atendimento humanizado, a nova unidade do CDT reforça Teresópolis como um importante polo de saúde da região serrana e inaugura um novo momento para a medicina diagnóstica na cidade. Ela destacou ainda a parceria histórica entre o CDT e o Hospital das Clínicas de Teresópolis, construída ao longo de quase três décadas de atuação conjunta na área da saúde. “A gente já trabalha com a CDT no Hospital das Clínicas há quase 30 anos, e a gente sabe o esforço que é empreender na saúde hoje.” afirma.

Durante a cerimônia, as médicas radiologistas da equipe do CDT também destacaram a importância da nova unidade para o avanço da radiologia e do diagnóstico por imagem em Teresópolis. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Contato e localização
A nova unidade da CDT Teresópolis está localizada na Rua Fernando Martins, 268, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Os atendimentos e agendamentos podem ser realizados diretamente com a equipe da clínica pelo telefone (21) 2742-4433 ou whatsapp (21) 97228-0740.
Para acompanhar novidades, serviços e informações da unidade, o CDT também está presente no Instagram pelo perfil @cdtteresopolis.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a CDT, que já presta serviços muito bem aceitos na cidade, como ecocardiograma, ultrassom e doppler vascular”, afirmou o cardiologista, doutor Jorge Elias. Foto: Juliana Ludwig / O Diário
Teresópolis 15/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

CDT inaugura nova unidade e coloca a cidade em novo patamar da medicina diagnóstica

Café Rural e Feira da Serra movimentam o fim de semana no Sítio Tangará, em Teresópolis

Atleta teresopolitano leva jiu-jitsu da cidade para competições em Abu Dhabi

Anvisa mantém suspensão de fabricação e venda de produtos Ypê

O novo luxo é a saúde: como a região serrana do Rio vira destino de wellness imobiliário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE