Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

ICMBio abrirá vagas para agentes ambientais no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Editais contemplam oportunidades em Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Inscrições devem ocorrer em maio

Marcello Medeiros

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) prevê abrir, na próxima semana, editais para a contratação de Agentes Temporários Ambientais (ATAs) que atuarão no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), com vagas distribuídas entre as sedes de Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis. A previsão é que as inscrições serão realizadas no mês de maio.

Os profissionais terão papel estratégico no apoio à gestão da unidade de conservação, incluindo ações de prevenção a práticas ilegais, ordenamento da visitação pública e suporte às atividades de manejo e preservação ambiental. A seleção deve contemplar três áreas principais: apoio à gestão de uso público, apoio à gestão da unidade de conservação e apoio à fiscalização ambiental.

De acordo com o ICMBio, os candidatos selecionados atuarão diretamente no cotidiano do parque, auxiliando tanto na proteção dos recursos naturais quanto na organização da experiência dos visitantes. Para funções de maior responsabilidade, como a de chefe de esquadrão (nível II), será exigida Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C, D ou E.

Mais sobre o PARNASO
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos protege a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 19.855 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação brasileiras. (Conheça um pouco mais da história do parque)

É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, a Agulha do Diabo e centenas de vias de todos os níveis de dificuldade, desde iniciantes até alguns dos maiores bigwalls do país.

O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 100 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local). Assim como todas as unidades de conservação federais, o PARNASO é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal responsável também pela conservação de espécies ameaçadas.

SERVIÇO
Vagas: Agentes Temporários Ambientais (ATAs)
Órgão responsável: ICMBio
Local de atuação: Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis – RJ)
Publicação dos editais: prevista para abril de 2026
Período de inscrições: previsto para maio de 2026

Documentação obrigatória:

  • Documento oficial com foto (RG e CPF) – original e cópia
  • CNH (categorias B, C, D ou E), apenas para chefe de esquadrão (nível II)
  • Atestado médico recente (até 30 dias), com declaração de aptidão física
  • Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH
  • Comprovante ou declaração de residência
  • Comprovante de escolaridade ou declaração de alfabetização
  • Certidões de antecedentes criminais (Justiça Estadual e Justiça Federal)

Onde emitir certidões

  • Justiça Estadual (RJ): https://www3.tjrj.jus.br/CJE/
  • Justiça Federal (TRF2): https://certidoes.trf2.jus.br/certidoes/#/principal/solicitar
  • Conselho da Justiça Federal: https://www.cjf.jus.br/cjf/certidao-negativa

Teresópolis 24/04/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Águas da Imperatriz vai iniciar obra no começo da Teresópolis-Itaipava

Espaço Cultural Higino lança café da manhã especial aos fins de semana em Teresópolis

ICMBio abrirá vagas para agentes ambientais no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Jiu-jitsu e inclusão: Superação Down se destaca no Campeonato Hélio Gracie

Felinos dominam a cena no Parque Estadual dos Três Picos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE