Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Saúde reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti

Trabalho engloba visitas domiciliares, teatro nas escolas e ações em praça pública

A secretaria municipal de Saúde continua convocando a população a continuar mobilizada no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.  Para reforçar a conscientização, agentes comunitários de saúde dos postos de saúde da família e agentes de controle de endemias percorrem a cidade realizando uma série de ações. Visitas domiciliares, teatro nas escolas públicas e particulares, atividades educativas em praça pública fazem parte da programação de várias unidades até o mês de março. Além disso, enquanto aguardam em sala de espera, os pacientes participam de rodas de conversa sobre o tema, durante os atendimentos de rotina. “É fundamental a adesão de todos nessa campanha permanente. Atitudes simples no nosso dia a dia evitam o surgimento de criadouros e eliminam possíveis focos do mosquito”, avalia a subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Edneia Martuchelli.
De 20 a 24 de janeiro, agentes comunitários de saúde do PSF do Rosário e agentes de controle de endemias fizeram 650 visitas domiciliares nas comunidades de sua área de abrangência, conscientizando os moradores sobre ações de prevenção. Entre elas Rosário, Perpétuo, Casas Populares, Brejinho e Morro do Tiro. Foram coletadas larvas de mosquitos em 38 pontos. As amostras foram enviadas a um laboratório de entomologia para análise, a fim de verificar se são do Aedes aegypti.
Na quinta-feira, 23, a equipe da Unidade Móvel Ermitage fez roda de conversa com moradores do conjunto habitacional Parque Ermitage. Prevenção e controle da dengue, zika e chikungunya; tipos das doenças, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e os cuidados para eliminar criadouros do mosquito foram os temas abordados. 
 
Calendário das próximas ações: 
PSF Fonte Santa – Visitas domiciliares de 8h às 12h, com orientação dos moradores e coleta de larvas de mosquito para análise nesta quinta (30), no Fischer, e na sexta-feira (31), na Quinta Lebrão. 
PSF Venda Nova – Quinta-feira (30), e dia 13/02, visitas domiciliares de 9h às 16h.
PSF Barra do Imbuí – Sábado, 01/02, distribuição de folhetos educativos, de manhã e à tarde, na Praça Maria Corina Paim. A partir de 10/02, teatro toda sexta-feira para alunos das escolas públicas e privadas de sua área de abrangência. Conscientização dos pacientes em sala de espera durante os atendimentos de rotina.
PSF Araras: Dia 07/02, de 9h às 16h,  visitas domiciliares e orientação à comunidade.
PSF Beira Linha: Dias 13 e 14/02, de 9h às 16h, visitas domiciliares.
PSF Meudon: Dia 24/02, a partir das 13h, visitas domiciliares.
PSF Granja Guarani: Em março, atividades educativas sobre combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti na Escola Municipal Sylvio Amaral dos Santos, na Granja Guarani, e no Colégio Estadual Euclydes da Cunha, no Alto, em parceria com a equipe do Programa Saúde na Escola. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero 

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE