Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Pesquisa aponta que mais da metade da população está acima do peso

Biomédica Roberta Gaspar fala da importância da harmonia em procedimentos e programas de emagrecimento

Anderson Duarte

Quase todo mundo hoje em dia quer dispor de uma receita mágica, ou ao menos um caminho menos árduo, para alcançar o tão sonhado shape perfeito. Em tempos de muitas ofertas neste sentido, ou seja, muita gente oferecendo estes perigosos atalhos ao que anseiam pela boa forma, fica um importante alerta: “não existe boa forma sem que se esteja com a saúde em dia”. Essa importante orientação vem da Biomédica Roberta Gaspar, que este semana esteve nos estúdios da DIÁRIO TV para falar sobre o tema e apresentar aos telespectadores da emissora sua metodologia de trabalho na área da estética que tem tido tanto resultado positivo. O alerta da especialista está em sintonia com o que se vê pelos noticiários nacionais e a demanda pelo emagrecimento bate com os mais recentes dados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, que aponta que mais da metade da população está acima do peso e a obesidade atinge um a cada cinco brasileiros.
Para a médica, associar os conhecimentos produzidos pela Medicina com relação à saúde do corpo com os tratamentos estéticos de beleza é algo que se tornou imprescindível nos últimos anos, e por isso, em seu espaço, e principalmente no programa de emagrecimento criado para ajudar mulheres e homens interessados em perder peso e ganhar saúde, uma equipe multidisciplinar assina o trabalho. “Entendemos claramente que o procedimento, por si só, é algo simples, imediato, com resultado maravilhoso, mas a durabilidade desse efeito positivo precisa estar atrelada a uma mudança de comportamento, a uma prática diária e irrestrita de vida saudável em todos os seus aspectos. Por isso nosso programa tem parcerias importantes nas áreas da educação física e prática de exercícios, com a nutrição, fundamental no processo de emagrecimento, e também na psicologia, afinal, temos que estar bem em toda a nossa completude”, explica a dimensão do trabalho.
E olha que a preocupação com uma mudança de comportamento na sociedade tem um viés mais abrangente do que simplesmente um belo shape para o verão, já que a mesma pesquisa do Ministério da Saúde aponta o crescimento da obesidade no país, e maior entre adultos nas faixas de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos. Entre os homens, o sobrepeso é mais comum, mas a obesidade é "ligeiramente maior" nas mulheres: em 2018, 20,7% delas tinham obesidade, contra 18,7% dos homens. “Nosso trabalho tem o objetivo de fazer sim as pessoas mais felizes com suas aparências, mas principalmente em levar mais qualidade de vida para as pessoas. Não é um tratamento apenas superficial, queremos envolver nossos pacientes nesta corrente pela boa forma de verdade, com ênfase na mudança de comportamento e práticas de vida mais saudáveis, inclusive para a família. Não são raros os casos aqui no consultório em que a paciente fica tão envolvida com cuidar da sua saúde que acaba por mobilizar toda a família, ou seja, todos passam a se alimentar melhor, entre muitos outros benefícios”, enaltece Roberta.
Um dos sucessos mais recentes do trabalho desenvolvido pelo grupo da Dra. Roberta, está a segunda edição do evento Clube da Luluzinha, que reuniu mais de cento e cinquenta mulheres em uma noite de atividades, palestras, diversão e interação com foco no empoderamento feminino. “Foi uma ideia que surgiu muito espontaneamente e que nesta segunda edição pudemos aprimorar. Era inicialmente para ser um momento apenas de divertimento e reunião da mulherada, mas acabou se tornando um espaço para palestras, exposição de produtos, enfim, cresceu muito e já com muita gente pedindo para ampliar ainda mais. Tanto que já temos até pedidos para duas edições por ano, mas é muito recompensador ver que elas saem do evento mais energizadas e contentes com elas mesmas, foram momentos bem especiais e que nossa motivam para a construção do próximo evento, que será sem dúvidas ainda maior”, explica e enaltece Roberta.
Outro dado importante revelado esta semana, enaltece este tipo de trabalho multidisciplinar a cai por terra o mito da alimentação e da prática de exercícios tão somente como geradores do emagrecimento saudável. O aumento nos índices de sobrepeso e obesidade, mesmo com o brasileiro se alimentado melhor e fazendo mais exercícios físicos como indica a própria pesquisa, é um dado que demostra que ainda praticando esportes e comendo bem, muito cidadão brasileiro sucumbe ao problema da obesidade e sobrepeso. “A importância da atividade física e da nutrição no processo de emagrecimento é fundamental e nunca deverá ser deixada de lado, entretanto, e por experiência de nosso trabalho, muitas vezes, as reais causas desse processo de excesso de peso estão ligadas a questões íntimas, familiares, econômicas, enfim, o ser humano é complexo e aos poucos as instituições de saúde precisam se adaptar a essa complexidade toda. Para um corpo saudável é imprescindível uma mente igualmente sã, como um prédio que para ser sólido e estruturalmente seguro demande uma boa estrutura e base, exatamente assim é o nosso corpo, ou seja, harmonia é a chave do sucesso”, finaliza a médica.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 15/03/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

PARNASO anuncia evento de Abertura da Temporada de Montanhismo

Polícia encontra central de “gato net” em Teresópolis

Reforma da Escola Maçom Lino Oroña Lema chega à fase final

Redemocratização: há 40 anos, Sarney assumia a presidência do Brasil

Águas da Imperatriz oferece pontos de hidratação em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE