Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hemonúcleo de Teresópolis precisa de doadores

Tipos com maior necessidade no momento são A e O negativos

zDoe Vida, Doe Sangue”. A frase estampada nas paredes do Hemonúcleo Municipal é autoexplicativa. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não compreendem a importância de um gesto tão simples e que ninguém – mas ninguém mesmo – está livre de um dia depender dele para continuar vivo. Para tem medo de agulha ou acha que não precisa se voluntariar nesse sentido, uma dica é dar uma passadinha no posto de captação de doadores de sangue do município e dar uma olhadinha no mural com dezenas de fotografias de pessoas que passaram pelo local nos últimos anos e fizeram sua parte. As imagens mostraram vários momentos da história do Hemonúcleo, que este ano completou 18 anos de existência e com muitas histórias de pessoas salvas por conta daqueles que tiraram meia horinha do seu dia para doar… Vida! Atualmente, a unidade precisa urgentemente de sangue “A” e “O” negativos para regularizar os estoques desses dois tipos sanguíneos. Porém, mesmo com o número das demais tipagens sendo considerado bom, as doações são sempre necessárias.
Para doar é necessário ter entre 16 e 65 anos, peso superior a 50 quilos. Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. Para realizar a doação é preciso apresentar documento de identidade com foto, estar bem alimentado e não ter ingerido gordura nas últimas 3 horas antes da doação, ter dormido ao menos quatro horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes. O Hemonúcleo Teresópolis fica na Rua Francisco Sá, 299, anexo ao Centro de Saúde da Várzea. A coleta é feita de terça a quinta-feira, das 8h às 12h.

Sangue e procedimento
O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. A doação de uma pessoa pode beneficiar outras quatro. Segundo Ministério da Saúde, jovens na faixa etária de 18 a 29 anos representam 42% dos doadores no país. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizam transfusão sanguínea no país. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens. No Brasil, estima-se que ainda 32% das doações são motivadas por familiares e amigos de pacientes.  A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. 

Tipos sanguíneos e fator Rh
Sangue tipo A: é um dos tipos mais comuns e contém anticorpos B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O;
Sangue tipo B: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos A, só podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;
Sangue tipo AB: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos A, que pode receber sangue de pessoas de todos os tipos;
Sangue tipo O: é conhecido como o dador universal é um dos tipos mais comum, que contém anticorpos A e B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O;
As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. Já, pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB;
Além do tipo A, B, AB ou O, existe o fator Rh, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer Rh, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto se o sangue tiver Rh negativo pode doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

AÇÃO DA PCERJ, PM E MP: Três presos em operação de combate ao tráfico no interior

Skatista de apenas 10 anos vai representar Teresópolis em competição nacional

Dinheiro da Educação foi usado para comprar diversos outros imóveis

Governo estadual altera regras para o e-commerce

SEDCON e PROCON-RJ divulgam monitoramento de preços da Black Friday

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE