Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil conclui mais um curso de reciclagem

Voluntários participaram de aulas para reativação dos NUDECs

Encerrado nesta segunda-feira (21), o primeiro curso de 2019 de reciclagem de conhecimentos, promovido pela Defesa Civil Municipal, com moradores do Perpétuo. Abordando temas como primeiros socorros, noções de Defesa Civil e prevenção e combate a incêndio, a capacitação teve a colaboração do 16º Grupamento de Bombeiro Militar e sua última aula aconteceu no salão paroquial da Igreja de São de Pedro, no bairro de São Pedro. “Além da reciclagem, a Defesa Civil tem a oportunidade de tomar conhecimento das principais demandas de sua competência, existentes nas comunidades, e interagir com os moradores”, explicou o Coronel Albert Andrade, Subsecretário Municipal de Defesa Civil.
A iniciativa coloca em prática o Plano Verão de Teresópolis, que elenca várias medidas de prevenção. Entre elas, a reciclagem de conhecimentos de voluntários dos NUDECs – Núcleos de Defesa Civil Comunitária. Em 2018, a última atualização foi realizada em dezembro, no bairro Caleme. O objetivo é reforçar a conscientização dos moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso do acionamento das sirenes por conta da ocorrência de chuvas fortes.
A Defesa Civil está elaborando calendário para realização dos próximos cursos de reciclagem. “Faremos uma interlocução com os moradores do Rosário, Pimentel e também da Ilha do Caxangá para, em seguida, divulgar datas e locais dos próximos cursos”, concluiu o Coronel Albert.
 Os NUDECs são unidades formadas por grupos comunitários, que participam de atividades de Defesa Civil como voluntários. O programa tem o objetivo de organizar e preparar a comunidade para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro. Atualmente, Teresópolis conta com 25 NUDECs, na cidade e no interior, e mais de 800 pessoas treinadas. Dessas, 474 formam os núcleos comunitários.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 04/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governos federal e do RS reforçam que resgates são prioridade

Caixa de Fósforos, a “pedrinha equilibrista” do PETP

O encanto do agroturismo fungífero em Teresópolis

Câmara exige do prefeito de Teresópolis o cumprimento à lei

Prefeitura propõe parcelamento das contas de luz em atraso

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE