Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação firmam parceria

- Objetivo do Capacita-Rede é inserir seis mil professores da rede estadual de ensino nos cursos oferecidos

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria de Educação (Seeduc) firmaram parceria que marcará o início do Capacita-Rede. A inciativa ofertará um programa de cursos aos docentes da rede estadual ministrados por profissionais que atuam nas instituições vinculadas à Secti, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), Fundação Cecierj / Consórcio Cederj e Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
A parceria, firmada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, e pelo secretário de Educação, Pedro Fernandes, foi programada durante a transição do Governo e consta no Plano de 180 Dias das duas pastas. As instituições vinculadas à Secti ofertarão um programa de cursos de pós-graduação, capacitação de atualização, especialização, ensino a distância, presencial e semipresencial, inclusive mestrado e doutorado, que terão curto, médio e longo prazos. O objetivo é inserir, pelo menos, seis mil profissionais nos cursos oferecidos.
Para Leonardo Rodrigues, a ciência e a tecnologia têm que participar cada vez mais do dia a dia das pessoas, levando soluções para resolver os problemas do Rio de Janeiro. – Quanto mais investimento em informação, ciência e desenvolvimento, melhor. Momentos de crise são constantes e é quando temos a oportunidade de ter criatividade e pensar fora da caixa. Colocar em prática ações transversais como esta é justamente uma das orientações do governador Wilson Witzel. Com um trabalho sério, comprometimento e vontade política, vamos, em breve, solucionar demandas apresentando resultados – disse.
De acordo com Pedro Fernandes, secretário de Educação, a parceria está sendo firmada para que as universidades públicas do Rio de Janeiro forneçam os cursos e, desta forma, ampliem a qualificação e o currículo acadêmico dos docentes da rede pública estadual. – Para completar essa ação de incentivo à formação continuada de nossos profissionais, também vamos buscar parcerias com a iniciativa privada – destacou Pedro Fernandes.

Tags

Compartilhe:

Edição 15/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sesc Orgulho Nerd com programação em Teresópolis

Prefeito vai ter que explicar sobre o dinheiro da Saúde

Lula se compromete a garantir moradia para quem perdeu casa no RS

Rio tem lei contra assédio sexual em estádios de futebol

Lei que proíbe soltura de fogos vem sendo desrespeitada em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE