Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estudante do UNIFESO auxilia no Plano de Manejo do PARNASO

Aluno de Engenharia realiza levantamento de dados e análises sobre balanço hidrogeoquímico e geoquímica de solo

O estudante Rafael Martins, do curso de Engenhara Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) está trabalhando em uma coleta de dados e análises para um trabalho intitulado "Balanço hidrogeoquímico e geoquímica de solos em microbacias montanhosas de mata atlântica: base para avaliação da influência de grandes empreendimentos", projeto pelo qual ele é bolsista CNPq/ICMbio (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Rafael abraçou a  proposta feita pelo UNIFESO para um novo compartimento no “Plano de Manejo do PARNASO (Parque Nacional Serra dos Órgãos), Gestão e Governança das Águas das Microbacias Hidrográficas” e, segundo ele, o trabalho consiste em fazer um levantamento de dados, para os quais já participou das coletas no Rio Soberbo e Bonfim e irá efetuar, mensalmente, dos coletores de chuva na Pedra do Sino. “Após as coletas, vou auxiliar na filtragem das amostras que são realizadas no próprio PARNASO”, adiantou Rafael, que conta com a orientação dos professores Maria Isabel Lopes da Costa e Guilherme Hissa Villas Boas, do UNIFESO.
O pesquisador destacou ainda que a sua principal missão é “a caracterização das Microbacias Hidrográficas localizadas em Ecossistemas de Montanha com base em parâmetros morfológicos e morfométricos, assim como identificar e priorizar os principais aspectos, impactos, variáveis e indicadores socioambientais e socioecológicos, qualitativos e quantitativos”.
Na visão de Rafael, participar de uma pesquisa tão importante durante sua graduação proporciona “uma extensão do conhecimento e uma excelente oportunidade de colocar em prática o que aprendo, além de um profundo aperfeiçoamento na formação e desenvolvimento profissional que o ato de pesquisa proporciona”.
O projeto é idealizado e realizado através de uma parceria entre o UNIFESO e a Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e contemplado pelo edital “CNPq/ICMBio/FAPs nº18/2017 Pesquisa em Unidades de Conservação da Caatinga e Mata Atlântica". A coordenação geral deste projeto é feita pelas professoras Maria Isabel, do UNIFESO, e Carla Semiramis, da UFF.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sem o décimo terceiro, servidores municipais podem entrar em greve

Filas gigantes e confusão no recadastramento do Cartão RioCard Especial

Sem apoio da prefeitura, transporte coletivo pode colapsar em Teresópolis

“Rolezinho”: 15 motos e três carros apreendidos em Teresópolis

Dino dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE