Marcello Medeiros
Por decisão da 1° Vara Federal de Teresópolis, o radar do Km-101,2 da estrada Rio-Teresópolis, em Monte Oliveti, Guapimirim, foi desligado nesta quarta-feira (20). A medida foi tomada devido à ação na impetrada na Justiça e realização de abaixo assinado com cerca de cinco mil assinaturas após casos de roubo que teriam passado a ocorrer por conta da redução da velocidade na Serra. “Cabe lembrar que o projeto para implantação de controladores de velocidade (radares) foi desenvolvido e realizado pela Concessionária Rio-Teresópolis em função de determinações contratuais, com base na metodologia da resolução nº 396 de 13/12/2011 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e após análise e aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal)”, explicou a CRT em nota divulgada ontem.
Apesar da decisão judicial, recentemente a própria concessionária informou que apenas um dos casos de roubo divulgados em redes sociais havia sido registrado exatamente no ponto do radar desativado nesta quarta-feira. “Considerando os fatos ocorridos no trecho da Serra dos Órgãos (do km 104 ao km 89) relacionados com os radares instalados em abril, a CRT alega que, até o momento, registrou uma tentativa de assalto naquele mês ocorrida próximo ao dispositivo instalado no quilômetro 101,2. Neste episódio, um veículo foi alvejado, mas, felizmente, os seus ocupantes não se feriram. No quilômetro 97, houve um assalto, no início de maio, em que um casal foi ferido, mas, neste ponto não existe radar. Em 6 de junho, um caminhão foi baleado, aparentemente ao iniciar a subida da serra, mas, apesar da divulgação de que o fato teria ocorrido próximo ao dispositivo do quilometro 101,2 (Monte Oliveti), as câmeras de monitoramento da rodovia indicam de forma inequívoca que a ação ocorreu antes do citado radar. As imagens mostram que o veiculo em questão buscou abrigo no quilometro 102 (Point 102), às 14h49, onde foi atendido por uma viatura da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e deixou o referido local às 15h31 e, em seguida, passou pelo dispositivo do quilometro 101,2 (Monte Oliveti). Sendo assim temos apenas um episódio que ocorreu nas proximidades de um controlador de velocidade, desde a implantação dos dispositivos no segmento da Serra”, informou a CRT. Ainda segundo a nota, “Há de se considerar que a rodovia também registra ações de violência, casos esses de segurança pública, como ocorre em outros locais da Região Metropolitana do Estado do Rio. Esses fatos são da esfera da segurança pública e como tal devem ser tratados pelas instituições competentes”.
Menos acidentes
Também de acordo com a nota divulgada pela Concessionária Rio-Teresópolis, no mês de abril deste ano houve uma redução de 26% no número de acidentes registrados em comparação com a média dos últimos quatro anos desse mesmo mês (considerando-se o trecho entre o quilometro 2 e o 104). Em maio de 2018, no mesmo segmento, e estabelecendo-se a comparação com a média dos últimos quatro anos, temos uma redução de 12% dos acidentes. “Entendemos que ainda é cedo para afirmar que essa redução seja o resultado exclusivo da instalação dos radares, mas é um fato que deve ser levado em conta para aferir o impacto positivo dos mesmos na segurança viária”, informa a CRT. Os outros cinco radares instalados no final do ano passado continuam em funcionamento.