Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Clube Comary agraciado com Medalha Tiradentes na ALERJ

Maior honraria do estado do Rio de Janeiro foi aprovada em plenário e será entregue em homenagem aos 50 anos da entidade

Anderson Duarte

Através de pedido feito pelo Deputado Estadual Luiz Paulo, o Plenário do parlamento fluminense aprovou na ultima semana, a concessão da maior honraria do estado do Rio de Janeiro ao Clube Comary, por conta dos seus 50 anos completos agora em 2018. A Medalha Tiradentes é uma honraria concedida pelo governo e destinada a premiar pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à causa pública do estado. Segundo o parlamentar, merecido reconhecimento se faz necessário para coroar no próximo dia 21 de abril, data dedicada a entrega da medalha, uma trajetória de tanta relevância. O evento de entrega da honraria deve contar com a presença de diretores e familiares da gestão do Clube, bem como por diversas autoridades do estado.
“Essa medalha é o reconhecimento da nossa luta e de todos os presidentes que por aqui passaram nos últimos anos para transformar o Comary na nossa segunda casa. Mas nós entendemos esse reconhecimento também como uma grande responsabilidade. Uma coisa é nós acharmos o clube importante e lutarmos pelos ideais comuns dele, a outra a Assembleia Legislativa de nosso estado nos conceder uma honraria tão grande. Eu e o Marcos entendemos que é um folego ainda maior pois veio justamente da motivação pessoal do parlamentar. Ou seja, é orgânico, nós não procuramos a ALERJ para fazer a homenagem, foi o deputado Luiz Paulo que gentilmente nos ofereceu a medalha depois de conhecer nossas dependências”, disse Oseas Rios em entrevista com o seu vice Marcos Marques ao programa Jornal Diário na TV nesta terça-feira.
A medalha foi instituída pela Resolução Nº 359 de 1989, em 8 de agosto de 1989, e sua entrega é realizada apenas uma vez por ano, sempre no dia 21 de abril, dia de Tiradentes, sendo a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. As características da medalha são: no anverso é identificado com a efígie do Protomártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier e a legenda Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e, no reverso, a inscrição Libertas Quae Sera Tamen, circundada pelo contorno geográfico do Brasil, e ao receber a medalha, o honrado também recebe um diploma para a certificação do evento. O texto de justificativa do prêmio diz:
“O Clube Comary é uma associação, constituída por tempo indeterminado, fundada em 06 de julho de 1968 por dez personalidades, entre eles Carlos Guinle, na localidade Granja Comary, com sede e foro na cidade de Teresópolis. O clube conta com uma área total de 45.000m², sendo um dos maiores clubes da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Em 1984 foi fundada a subsede em Rio das Ostras, subordinada à sede estatutária e regulamentar, com 300 associados contribuintes possuindo seus direitos de uso exclusivo a Rio das Ostras. Os associados da sede, em Teresópolis, possuem livre acesso a subsede de Rio das Ostras. O clube tem por objetivo promover o congraçamento social de seus associados, proporcionando-lhes atividades recreativas, culturais, esportivas, artísticas e sociais para a consolidação do sentimento comunitário, desenvolvendo, ainda, o intercâmbio associado-esportivo com sociedades congêneres. Entre os mais diversos esportes ali praticados, estão incluídos: basquete, beach tênis, boliche, futebol, futebol de salão, Jiu Jitsu, karatê, musculação, squash, tênis, vôlei, xadrez e yoga.  O Clube Comary é ainda, muito conhecido, por ser a sede do Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, além de contar com bela e extensa área verde e cerca de 3.500 associados. Os órgãos administrativos do clube se classificam em: Deliberativos – Assembleia Geral e Conselho Deliberativo; Execução e Fiscalização – Diretoria e Conselho Fiscal ; e de Assessoramento e Auxiliares – Comissão de Sindicância e Comissões Eventuais. A administração do Clube é feita por uma Diretoria eleita com mandato de dois anos podendo se reeleger por período igual. Possui uma equipe de 115 funcionários ativos em Teresópolis e 15 em Rio das Ostras, distribuídos em serviços administrativos e gerais. Nesse ano de 2018, o Clube Comary completa 50 anos de história, isto é, seu Jubileu de Ouro. Por esse motivo, ofereço a Medalha Tiradentes a esse clube que representa tanto para o esporte no estado do Rio de Janeiro”, diz a justificativa da concessão da Medalha.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 09/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova edição da Feira da Serra é confirmada em Teresópolis

Gênesis apresenta empreendimento inédito em Teresópolis

FIRJAN aponta Teresópolis entre as 10 cidades com melhor índice de desenvolvimento municipal

Governador anuncia novo concurso para PM em 2026

Morador do Alto denuncia ‘badernas frequentes no trânsito’

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE