Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Líderes comunitários apresentam demandas ao governo municipal

Promessa é que algumas ações serão realizadas através da Casa do Trabalhador

Em reunião com presidentes de associações de moradores na última terça-feira, 27, o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e o Ouvidor Geral, Leonardo Manso, receberam várias demandas das lideranças comunitárias para elaborar um calendário de atividades a serem postas em prática pela Casa do Trabalhador. Também participou do encontro Márcia Faria Asthine Neves, presidente do Instituto Beneficente Batista Monte Hermom, que detalhou o trabalho realizado pela instituição na comunidade, assinalando a importância da aproximação com as associações de moradores. "Após ouvir as solicitações sobre as principais qualificações que os líderes comunitários preferem que sejam realizadas, de acordo com o perfil dos trabalhadores locais, nós explicamos os serviços oferecidos pela Casa do Trabalhador e começamos a elaborar um calendário de atividades para ser posto em prática em agosto", explicou Lucas Guimarães.
Esta foi mais uma ação de aproximação da Prefeitura com as lideranças comunitárias. "Desde 2019 a Ouvidoria vem auxiliando a legalização das associações de moradores e ouvindo as principais demandas para que os bairros recebam importantes projetos municipais. Entre eles, o programa Gari Comunitário, de zeladoria das comunidades", relatou o Ouvidor Geral, Leonardo Manso.
Inaugurada no dia 6 de julho e instalada no bairro de São Pedro, a Casa do Trabalhador, que veio em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Trabalho, oferece preparação, formação e qualificação da população para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda. Localizada na Rua Luís Noguê Junior, 100, São Pedro, a Casa do Trabalhador funciona de segunda a sexta-feira, com atendimento das 9h às 18h.  

Capacitação e empreendedorismo
Durante a reunião com os presidentes de associações de moradores, o secretário municipal Lucas Guimarães destacou que a Casa do Trabalhador tem toda a estrutura tanto para qualificar os trabalhadores para inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho formal como para preparar os interessados a serem autônomos bem-sucedidos em suas profissões. O órgão público abriga o SINE, com local de entrevistas de candidatos a vagas de emprego, e tem salas de informática, de curso técnico para área de beleza, sala para qualificação teórica, instalações para treinamento voltado para o segmento hoteleiro (com doação de material pelo Hotel Le Canton e apoio do Teresópolis Convention & Visitors Bureau) e para qualificação da construção civil.
Também foi apresentada a proposta de realização do Espaço do Empreendedor Itinerante. A iniciativa da Gestão Municipal é liderada pelas Secretarias Municipais de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e leva vários serviços públicos da Prefeitura aos bairros. Entre eles, cadastro no SINE, acesso a crédito (MEI), CadÚnico e capacitação profissional. Os líderes comunitários vão definir os dias e horários de sua preferência para que o seu bairro receba o projeto.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

Lar Tia Anastácia precisa de doações de alimentos

Teresópolis, o destino multifacetado que encanta a todos

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Desconto “FAKE NEWS”: Água continua sendo cobrada com cerca de 100% de aumento

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE