A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) abre, na próxima terça-feira, dia 31, o período de pré-matrículas para alunos que pretendem estudar em escolas públicas estaduais no ano letivo de 2018. O estudante deve se inscrever por meio do link na página da Seeduc no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou diretamente pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), até o dia 4 de dezembro, e escolher a unidade de ensino de sua preferência. Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.
No momento da inscrição, o interessado poderá escolher unidades de Ensino Médio Regular ou escolas que funcionam em tempo integral e ofertam Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em que o estudante também faz um curso técnico; Ensino Médio Intercultural, que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira; Ensino Médio Inovador, com propostas curriculares inovadoras nas escolas; Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo, além de unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). – É fundamental que os alunos e seus responsáveis analisem e pesquisem com atenção as escolas com vagas abertas, pois essa escolha será muito importante. São mais de 1.200 unidades de ensino que estarão com oportunidades disponíveis nos próximos dias – informa o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.
Na 1ª fase de pré-matrículas para o ano letivo de 2017, foram feitas mais de 240 mil inscrições. O número foi superior ao de 2016, quando 220.498 candidatos optaram por ingressar em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro. A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 22 de dezembro, no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2018 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.
Renovação de matrícula
O aluno da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) deve ficar atento ao período de renovação de matrículas. O prazo começa no dia 30 de outubro e segue até 22 de novembro. O responsável – ou o próprio estudante, maior de 18 anos – deverá dirigir-se à unidade de ensino onde estuda para garantir a vaga no ano letivo de 2018.
Pré-matrícula para escolas e creches municipais
Segue até a próxima terça-feira, dia 31, a pré-matrícula para creches, centros de educação infantil e escolas municipais. Na zona urbana, o atendimento acontece na Secretaria de Educação (Rua Carmela Dutra, 475, Agriões), de segunda a sexta, das 8h às 15h. Já quem mora no interior pode fazer o cadastro na escola municipal da zona rural mais próxima de sua casa. Desde o dia 2 de outubro foram feitas 1.649 inscrições. Não há transferências e matrículas pela internet. Este ano, somente ocorrerão transferências de escolas particulares para o município ou de alunos vindos de outras cidades. A vaga não está condicionada à ordem de inscrição.
Documentos – Educação Infantil (Pré-escolar) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano): Cópia da certidão de nascimento do aluno; Comprovante de residência em nome do responsável; Carteira de identidade e CPF do responsável; Laudo médico original e atual (máximo 6 meses), no caso de estudantes portadores de necessidades especiais; Declaração de escolaridade, no caso de transferência.
Documentos – creche (berçário, maternal, jardim): Cópia da certidão de nascimento do aluno; Comprovante de residência atual (no mínimo 3 meses) em nome do responsável; Carteira de identidade e CPF do responsável; Laudo médico original e atual (máximo 6 meses), no caso de estudantes portadores de necessidades especiais; Comprovante de rendimentos / contracheque; Cópia de comprovante de trabalho de todos os moradores da residência; Cópia do comprovante de aluguel (pode ser declaração do dono da residência).