Mais de 110 espécies de aves foram observadas em vida livre, através do Programa Vem Passarinhar no Parque Estadual dos Três Picos e na Área de Proteção Ambiental (APA) Macaé de Cima, ambos na Região Serrana e administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Entre as espécies avistadas está o ui-pi (Synallaxis albescens), um novo registro para a região de Nova Friburgo. Cerca de 15 pessoas participaram da atividade, que tem por objetivo estimular a prática da observação de aves, uma ferramenta de conservação através da visitação nas unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro.
O Programa Vem Passarinhar teve início em 2015 e apresenta resultados expressivos: Já foram avistadas mais de 500 espécies de aves, ou seja, 65% de toda a avifauna registrada no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados alcançados pelas atividades de observação de pássaros nas unidades de conservação demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira. A iniciativa é reconhecida como importante para a gestão das unidades de conservação estaduais.
Com área aproximada de 65.133 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim. A APA Macaé de Cima abrange uma área de 35.038 mil hectares no município de Nova Friburgo.