Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Municipal recebe exposição sobre história do montanhismo

Evento, em homenagem aos 12 anos da unidade de conservação, também tem mostra fotográfica

A exposição “Montanhas de Teresópolis – Montanhismo, História e Fotografia” foi aberta, no último sábado, 10, na sede Santa Rita, do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT). O evento integra as comemorações pelos 130 anos de emancipação de Teresópolis e os 12 anos de aniversário de criação do Parque Municipal. Na ocasião, também foram promovidas atividades de Educação Ambiental para as crianças. O trabalho reúne 17 fotografias de montanhas que circundam o município e também cenários naturais do parque, além de uma homenagem a escaladores da cidade, em especial, à memória dos escaladores Alexandre Oliveira e Mozart Catão, primeiro brasileiro a pisar na montanha mais alta do planeta, o Everest.
O secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro, enumerou os eventos promovidos pela Secretaria durante todo o mês de julho por conta do aniversário da cidade e também os 12 anos de criação do parque municipal. "Inauguramos a 'Sala Verde Virtual', um canal no YouTube, e a primeira discussão foi sobre formas de gestão de áreas protegidas. Hoje estamos inaugurando a exposição sobre as montanhas de Teresópolis e o nosso grupo de Educação Ambiental recebeu as crianças, mostrando, de forma lúdica, como é importante preservar a natureza. E, no próximo domingo, teremos a abertura da nova trilha na unidade. E vamos lançar também o programa de observação de aves de Teresópolis", frisou Flavio Castro, agradecendo a presença do ex-prefeito Márcio Catão, irmão de Mozart Catão.
Márcio Catão enfatizou a importância da preservação do meio ambiente.  "Eu quero agradecer, em nome da família, ao setor público, por estar sempre lembrando e homenageando meu irmão. Mozart é um ícone internacional, mas receber esses gestos de carinho em nosso município é uma honra muito grande. E nós, como moradores dessa cidade das montanhas, de uma natureza bela e exuberante, precisamos dar valor e ter consciência da importância da preservação do meio ambiente". 

Exposição
As fotografias que compõem a exposição foram feitas por Ângelo Chernicharo, Lucas Barboza, Verônica Albuquerque, Marcello Medeiros, Renan Pinela, Monique Zajdenwerg e pelo secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro.  A sede Santa Rita do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis fica na Estrada Rincão do Vovô, 9000, a exposição pode ser visitada até o próximo dia 29 de agosto, de terça a domingo, das 8h às 17h.

“Um Dia no Parque”
No próximo domingo, dia 18, das 9h às 16h, acontece, na sede de Santa Rita, o evento “Um dia no Parque”, com abertura da trilha da Embaúba, atividades de Educação Ambiental, abertura das exposições “Brigadistas: Conhecendo o trabalho de combate a incêndios florestais” e “Biodiversidade: O trabalho do setor contado através de imagens” e as palestras “Biodiversidade em movimento, Pequenas atitudes, grandes resultados' e 'Onça Parda, Entre dois Mundos”.

O Parque Municipal
Criado em 6 de julho de 2009, com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. Abrange parcialmente alguns bairros e localidades, tais como: Campo Grande, Caleme, Posse, Salaco e Granja Florestal – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma da Mata Atlântica na região. Atualmente a infraestrutura e os equipamentos necessários para a realização das atividades de visitação no parque estão concentradas em duas áreas: o Núcleo Pedra da Tartaruga e o Núcleo Santa Rita. Entre as atividades que podem ser realizadas estão caminhada, escalada, rapel, acampamento, lazer ao ar livre e observação de aves.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis registrou 636 apreensões de drogas entre janeiro e outubro

Parque Nacional da Serra dos Órgãos celebra 85 anos com evento festivo

Prefeitura consegue liminar para banco não leiloar prédio de sua propriedade

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

delegacia

“Ladrão ciclista” ataca mulher na Várzea em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE