Três alunos da rede municipal de ensino, dois da estadual e 13 da rede privada de Teresópolis conquistaram Certificado de Menção Honrosa na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a 16ª OBMEP reuniu cerca de 18 milhões de estudantes de 55 mil escolas públicas e privadas do país na primeira etapa, cujas provas foram aplicadas entre 28 de junho e 3 de agosto de 2021. Já os exames da segunda etapa ocorreram em novembro, com o resultado geral divulgado nesta terça-feira, 18. “Dá orgulho ver alunos de Teresópolis se destacando numa competição tão concorrida como a OBMEP, que é realizada a nível nacional. Parabenizamos esses 16 estudantes por conquistarem menção honrosa por seu desempenho numa prova de tão alto nível”, destaca Satiele Santos, secretária municipal de Educação.
Criada no ano de 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática é voltada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas brasileiras, e tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica, desafiando os estudantes e incentivando o aperfeiçoamento dos professores. A competição concede medalhas de ouro, prata e bronze e mais de 50 mil menções honrosas aos participantes. Estudantes vencedores garantem ingresso em programas de iniciação científica, com direito à bolsa de estudos concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), autarquia vinculada ao MCTI.
ALUNOS AGRACIADOS COM MENÇÃO HONROSA
Rede Municipal: Thiago Rocha Lourenço, Rafael da Motta Dantas – Escola Municipal Ginda Bloch; Daniel de Oliveira Lage – Escola Municipal Paulo Freire.
Rede Estadual: Rebeca Mª de Mello Silva, Rafael Pereira Lima – CIA José Francisco Lippi.
Rede Privada: Artur Quesada Hallack, Lucas Schütte Claussen, Pietra Gonçalves Maciel – Escola George March; Daniela G. Mafra Verzaga, Daniel Dias Nogueira, Ana Carolina Carvalho da Silva, Mateus Ruiz Garcia, Miguel Ferreira Ramos – Colégio São Paulo; Raphaella C. Diniz, Gabriel Mendes Costa – Colégio e Curso Pensi; Sofia Bravo de Holanda – Escola Grandini; Alex Lei – Centro de Ensino Moderno; Melissa de Souza Kelly – Centro Educacional Serra dos Órgãos.