Entre as muitas atrações naturais de Teresópolis, as fontes de água sempre foram apreciadas e consideradas sinônimo de conservação do meio ambiente e suas riquezas. Porém atualmente acompanhamos uma contínua degradação destes logradouros, que por muito tempo serviram à população e eram atrativos turísticos. Não bastasse a ocupação desordenada de áreas protegidas, que eventualmente pode contaminar as nascentes de onde jorra água limpa e que abastecem as fontes, agora a administração pública negligencia a necessidade de manutenção e muitas destas fontes não apresentam condições mínimas para o consumo.
Recentemente, a Diário TV mostrou o abandono que se encontra a fonte da Tijuca, na Rua Roberto Rosa, praticamente em frente à Secretaria de Saúde do município. Agora moradores do Vale Paraíso denunciam o total abandono da Fonte do Bairro, onde inclusive um dia uma empresa envazava água e a comercializava em todo o país. No apelo, leitores que moram próximo à fonte do Vale Paraíso denunciam que o revestimento das paredes está se soltando e que a fonte está com problema no escoamento, que está entupido.
Fica o apelo para que a prefeitura mande uma equipe para resolver o problema antes que seja tarde para recuperar esse importante manancial.