Com o tema “O Poder dos Museus”, a 20ª Semana Nacional dos Museus será comemorada com uma bela programação em Teresópolis. A Prefeitura, por meio da Casa da Memória Arthur Dalmasso, vinculada à Secretaria de Cultura, preparou exposição, sarau, palestra, contação de história, visitas ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e ao Parque Estadual dos Três Picos, mesa redonda “Clube do Livro” e exibição de filme no CineClube. As atividades, todas gratuitas, acontecem entre os próximos dias 17 e 27 e contam com o apoio do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, do Governo Federal.
“Essa atividade de Semana dos Museus acontece em todo o Brasil e sempre que é possível promovemos ações em Teresópolis para marcar a data, trazendo algo dentro de tema proposto pelo Ibram. Esse ano, vamos trabalhar ‘O Poder dos Museus’ divulgando a exposição ‘Capital Nacional do Montanhismo’ para mostrar o poder que o museu tem de provocar reflexão, trazer à lembrança algo que possa estar esquecido. O poder do museu é exatamente esse: manter vivas as histórias para que a gente reflita, aprenda com o passado e construa um futuro melhor. Através das atividades, como exposição, sarau e contação de história, vamos trazer as histórias e personagens antigos para uma reflexão atual”, explicou o diretor da Casa da Memória Arthur Dalmasso, Rafael Corrêa.
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema. Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta data, convidam os museus, profissionais e comunidades museais a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.
PROGRAMAÇÃO
- Exposição “Capital Nacional do Montanhismo’” apresentando histórias, personagens e motivos para a escolha de Teresópolis. Casa da Memória Arthur Dalmasso. Praça Baltazar da Silveira, 91 – Várzea. Abertura 17/05. Visitação: terça a domingo – 10h às 17h.
- Sarau com a Oficina de Poesia e Criação e Academia de Letras do Brasil (seccional Teresópolis). Casa da Memória Arthur Dalmasso. 17/05 – 19h.
- Visita Parque Estadual Três Picos. Caminhada com guiamento pelo parque. Saída: 8h30 da Casa da Memória.
- Palestra “O Montanhismo em Teresópolis”, com Marcello Medeiros. Casa da Memória Arthur Dalmasso. 18/05 – 19h.
- Contação de História – “110 Anos da Conquista do Dedo de Deus”. Atividade inclusiva, trabalhando visão, audição e olfato. Casa da Memória Arthur Dalmasso. 19/05 – 10h às 14h.
- Mesa Redonda – Clube do Livro. Leitura e debate sobre o livro “Miguel o Senhor da Torre”, de Wanderley Peres. Casa da Memória Arthur Dalmasso.20/05 – 19h.
- Visitação Parque Municipal Montanhas de Teresópolis. Caminhada com guiamento e rapel – Núcleo Pedra da Tartaruga. 21/05 – 9h
- CineClube. Filme “Die Geierwally [The Vulture Wally]” – O primeiro filme de montanha do mundo. Casa da Memória Arthur Dalmasso. 27/05 – 19h