Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Donna Tê realiza jantar beneficente com toque histórico

“Uma Viagem com a Imperatriz Teresa Cristina” arrecadou fundos para vítimas da tragédia de Petrópolis

Nina Benedito
@ninabenedito

Foi realizado no último sábado, 07, no restaurante Donna Tê, na Várzea, um jantar temático beneficente organizado pela Comunitá Italiana de Teresópolis, presidida por Humberto Longobardi, com o objetivo de arrecadar fundos para os funcionários do Museu Imperial de Petrópolis atingidos pela tragédia de fevereiro deste ano. O evento foi intermediado pelo Delegado da Câmara Italiana de Comércio e Indústria da Região Serrana do Rio de Janeiro, Alexandre Felizola, e contou com a presença do Chef Dann Mattos. O petropolitano, embaixador do Turismo no Rio de Janeiro, destacou a importância do evento a nível cultural e o cunho beneficente. Vânia Baddini, Presidente do Pólo Gastronômico de Teresópolis e proprietária do restaurante Donna Tê falou orgulhosa: “Foi um evento que deu uma repercussão muito grande em Petrópolis e todos ficaram encantados em saber que Teresópolis tem esse resgate a Imperatriz Teresa Cristina, que acaba tendo um pouquinho do Império, já que Petrópolis é também nossa cidade irmã”, pontuou. Convidados ilustres prestigiaram o jantar, como a secretária de Cultura Cléo Jordão, o cantor de ópera Frabrizio Claussen, que é barítono do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a secretária de Turismo Beth Manzini, além de vários empresários de Petrópolis.
A empresária Vânia Baddini, criadora do produto turístico então denominado “Jantar com a Imperatriz” com o intuito de resgatar a cultura e a gastronomia na cidade de Teresópolis no pós Tragédia de 2011, que afetou bastante a economia local, disse que a ideia da experiência gastronômica surgiu para atrair turistas e para que os moradores da cidade pudessem usufruir não só do delicioso jantar, mas também da sua própria história.

A decoração das mesas também foi inspirada no Império

Um ambiente do século XIV
Especialmente para “Uma Viagem com Teresa Cristina”, o restaurante Donna Tê foi todo decorado e ambientado com o tema imperial do século 19. “O elevador temático, foi decorado para que as pessoas subissem na linha do tempo e voltassem ao século 19”, explica Vânia. O jantar foi realizado à luz de velas e com uma belíssima apresentação do cantor de ópera teresopolitano Fabrizio Claussen, que encantou a todos com músicas italianas em homenagem ao bicentenário da Imperatriz. Com a apresentação dos atores Henrique Silva, interpretando o abolicionista André Rebouças, e Estefane Lucas como a Imperatriz Teresa Cristina, os convidados puderam voltar no tempo por algumas horas.

O Gellato Imperial com goiaba e crispi de queijo ralado, a sobremesa do jantar imperial

O cardápio imperial
Todo o cardápio do “Jantar com a Imperatriz” foi cuidadosamente elaborado especialmente para a experiência gastronômica imperial e italiana. Como entrada e prato principal massa, é claro, e de sobremesa um delicioso Gellato Imperial de Petrópolis com cobertura de geleia de goiabada e crispis de queijo parmesão.

As massas do Brasil Imperial
Por ser napolitana, acredita-se que a Imperatriz tenha sido a responsável pela introdução de massas no cardápio da família imperial e provavelmente o primeiro macarrão degustado em terras brasileiras tenha sido preparado por ela. “A imperatriz foi quem trouxe as massas para o Brasil, o ‘arentini’ que nós fizemos, é uma releitura da coxinha de galinha, muito popular no Brasil, mas nós não poderíamos fazer algo comum”, conta Vânia. “Os arentinis são feitos por italianos com sobra de arroz arbório e recheados. Então, eu desconstruí a coxinha para colocar o arentini como massa principal da coxinha de galinha, que eles usam muito na Itália, e recheei com o frango, que eles usavam muito, pois havia muitas granjas na Quinta, nas fazendas, e naquela época Teresópolis também tinha muitas granjas, daí os nomes de alguns bairros que conhecemos hoje como Granja Comary, Granja Florestal e outros. A gente conta um pouquinho dessas curiosidades para as pessoas saberem como a gastronomia entrou na nossa história”.

Jantar á luz de velas e música italiana marcaram o evento

Experiência gastronômica
O jantar com a Imperatriz Teresa Cristina e André Rebouças é realizado no restaurante Donna Tê, localizado na Praça Baltazar da Silveira, 65, quarto andar, através de reservas antecipadas. Quem tiver interesse basta entrar em contato pelo telefone (21) 2641-4230 ou através do WhatsApp (21) 98423-4683. Instagram @donnateterrazzo

Edição 03/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Reitor do IFRJ oficializa implantação do Campus do instituto em Teresópolis

Teresópolis vacina a população acima de 06 meses de idade contra a gripe

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Chuvas: comporta de segurança rompe na zona norte de Porto Alegre

Avenida será fechada para evento. Confira as mudanças no trânsito no Alto

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE