Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governo autoriza utilização de instalações das escolas por grupos de escoteiros

Em outra cerimônia no Palácio Guanabara, o governador Cláudio Castro ratificou a isenção da taxa de água e esgoto para Apaes e Pestalozzis

A partir de agora, as instalações das escolas estaduais do Rio de Janeiro podem ser utilizadas para atividades de grupos de escoteiros e bandeirantes. A autorização foi assinada pelo governador Cláudio Castro nesta terça-feira, 31, durante cerimônia no Palácio Guanabara. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) fica responsável por regular as condições de funcionamento desses grupos dentro do espaço da rede de ensino. Uma das exigências é que não haja interferência nas atividades pedagógicas e administrativas das escolas. “Temos que dignificar esse trabalho de resgate da cidadania, de valorização da família e do ambiente coletivo. Eu não tenho dúvidas de que atividades como o bandeirismo e o escotismo estimulam esses valores, além da ética e da disciplina”, destacou o governador Cláudio Castro.
Para o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, as escolas e os alunos só têm a ganhar com a medida. “Nós reconhecemos a importância dos movimentos dos escoteiros e bandeirantes nas escolas como atividades extracurriculares. Com isso, é proporcionada aos alunos a oportunidade de ampliar o entendimento da cidadania na prática”, disse.
O diretor-presidente dos escoteiros do Brasil no Rio de Janeiro, André Fernandes, indicou como o movimento pode contribuir com a Educação. “Eu acredito na educação como ferramenta de transformação social. No Rio de Janeiro, o escotismo tem 118 unidades espalhadas no estado e mais de cinco mil escoteiros registrados. As famílias precisam dessas atividades que trabalham valores e lideranças”, destacou.

Isenção de taxa de água e esgoto
Também no Palácio Guanabara, foi realizada uma solenidade para ratificar a isenção de taxa de água e esgoto para Apaes e Pestalozzis do estado. Uma instrução normativa da Agenersa, publicada em 13 de maio de 2022, regulariza a isenção desse pagamento para a Sociedade Pestalozzi e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Desta forma, as novas concessionárias de saneamento deverão fazer valer a medida. “É dever do Estado zelar e cuidar dessas pessoas. Sabemos o quanto a conta de água impacta e é fundamental. Medidas simples para a gente podem ser complexas para pessoas com deficiência. A política da pessoa com deficiência tem que ser transversal para haver justiça social”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A presidente da Federação Estadual das APAEs do Rio de Janeiro, Elenice Martinet, comemorou a conquista. “Esse é um momento muito importante para nós. Essa isenção representa muito, é um marco histórico. Agradeço ao governador por ter a sensibilidade de olhar por essa causa tão importante”, disse. Uma lei de 1990 já estabelecia a isenção das taxas para essas organizações, mas com a realização da concessão de saneamento e a chegada das novas concessionárias, foi preciso reafirmar o benefício.

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

Opções gastronômicas para curtir o friozinho em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE