Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Montanhas com programação especial para celebrar a chegada do inverno em Teresópolis

Evento com música ao vivo, artesanato e contação de histórias também é uma oportunidade para conhecer a unidade de conservação

Para celebrar a chegada do inverno, a “Sala Verde Que Te Quero Verde”, projeto da Secretaria de Meio Ambiente, preparou uma programação especial com várias atividades de entretenimento e lazer abertas ao público em geral. O evento será realizado neste domingo, 03, das 9h às 14h, na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (Estrada de Santa Rita, 9.000 – Fazenda Alpina, Segundo Distrito). Com o tema “Viva o Inverno”, os visitantes poderão conferir a feira de produtos orgânicos e de artigos de artesanato, exposição fotográfica, como também participar de oficinas, contação de histórias, curtir uma música ao vivo e aproveitar para conhecer as trilhas da unidade de conservação. As atividades são gratuitas, incluem entretenimento realizados em proximidade com a natureza, valorizando o meio ambiente e as belezas da região.

Mesmo ainda em crescimento, o labirinto natural já é um grande atrativo para a criançada em Santa Rita


Além dos atrativos para esse evento especial, você pode aproveitar o dia para conhecer essa sede do PNMMT, que tem opções de lazer para toda a família. Recentemente, O Diário mostrou que esse é um lugar com possibilidades de lazer para todas as idades, permitindo desde caminhadas curtas a uma desafiadora trilha de onde se admira todas as belezas da região. E, no meio desses caminhos, atrativos para as crianças como um labirinto construído com plantas, brinquedos em madeira e até uma pequena piscina, entre outras atrações do espaço administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e onde não há cobrança de ingresso. “Decidimos que aqui seria a sede do parque, com toda essa parte administrativa, e que para o público faríamos algo diferente. Aqui é uma antiga fazenda, então não é como na subsede Tartaruga, que tem trilhas mais íngremes, aquele perfil de montanha. Aqui as trilhas são mais tranquilas, mais planas… É um ambiente bem familiar. Tem uma piscininha pequena que as crianças podem utilizar, um pocinho, tem brinquedos infantis, diversas mesas espalhadas para fazer piquenique, trilhas curtas como a do Jacu e a Tangará que qualquer criança faz com facilidade. É também ambiente mais arborizado, mais fresco, perfeito mesmo para passar o dia e usufruir tudo isso com a família”, explica o Chefe do PNMMT, Paulo Sérgio Bandeira.
Na ocasião percorremos as curtas trilhas do Jacu e Tangarás, passando pelo convidativo labirinto, que mesmo ainda em crescimento pode garantir momentos de diversão para a criançada, e registramos ainda as muitas mesas para piquenique, a futura área de camping e outras maravilhas naturais preservadas graças ao empenho da equipe da unidade de conservação ambiental. Muitos pássaros, borboletas e outras espécies podem ser contempladas em um ambiente que a cada dia fica mais convidativo a quem busca relaxar e se afastar da correria das cidades.

Além de oferecer muitas opções de lazer, a sede do PNMMT é uma luz para a conservação ambiental naquela região

Lazer e conservação
Além de oferecer tantas possibilidades de diversão e contato com a natureza, o núcleo principal do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem contribuído para a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico de uma região duramente afetada com a Tragédia de 12 de Janeiro de 2011. “Compramos essa antiga fazenda com uma verba de compensação ambiental do governo estadual. Decidimos que aqui seria a sede principal para contribuir com a região também. Víamos o Terceiro Distrito se desenvolvendo e Segundo em abandono. E o parque pode ser esse fomentador de um crescimento ordenado para a região. Hoje praticamente todos os moradores da região procuram o parque, temos uma boa relação com o entorno. Hoje temos 17 funcionários no parque, com perspectiva de ampliação, é um caminho traçado, que está indo devagar, mas está funcionando. Em 2019 recebíamos 300 pessoas por ano, agora são 300 por mês”, relata o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Castro, citando ainda que cada vez mais pessoas têm deixado de lado a errônea ideia que se trata de um local muito distante. “Estamos falando de 20 minutos do centro de Teresópolis. Saímos do município para ir a parques em Friburgo, Petrópolis… E por quê não podemos sair para conhecer um parque no Segundo Distrito?”.

Casa da antiga Fazenda Urso Branco, hoje sede principal do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Como chegar
O principal, e mais fácil acesso do parque, é via BR-116. A referência é a localidade de Holliday, pouco depois do Fischer e cerca de um quilômetro antes do posto da PRF em Três Córregos. Saindo da rodovia federal, há placas indicando o caminho até Santa Rita. Depois de subir ao lado do Holliday, a estrada em declive leva até um antigo campo de futebol. Em seguida, basta seguir para a direita e, pouco depois, já se avista a portaria da unidade de conservação ambiental.


Edição 03/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

MAIO LARANJA: Conselho Tutelar de Teresópolis levanta bandeira contra violência sexual infantil

Jiu-jitsu: atletas do CIEP da Fonte Santa ganham mais 16 medalhas

Câmara pede à PF informações sobre a “viagem do prefeito à Disney”

Teresópolis com alterações no trânsito para o Congresso da Juventude

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE