A Prefeitura promoveu nesta segunda-feira, 25, no Teatro Municipal, um encontro entre os 45 jovens selecionados para o Novo Promaj – Programa de Atendimento ao Jovem – e servidores das secretarias municipais. Durante o encontro, os representantes das secretarias apresentaram o trabalho das pastas para os jovens que vão atuar no eixo “Gestão Pública” do programa de inserção no mercado de trabalho e capacitação profissional. “Com o Novo Promaj oferecemos formação teórica e prática, mentoria e inserção no mercado de trabalho para jovens entre 14 e 22 anos do nosso município. Eles terão uma excelente oportunidade de desenvolver e potencializar aptidões pessoais, características empreendedoras e competências pessoais. Com a vivência nas secretarias, eles poderão escolher, com mais segurança e conhecimento, uma profissão a seguir, pois terão contato com advogados, administradores, engenheiros, assistentes sociais e tantos outros profissionais que atuam no serviço público”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral.
A reunião foi coordenada pelo secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães. Lucas explicou que as vagas estão distribuídas em três modalidades: Novo Promaj Rotativo – Gestão e Atendimento ao cliente; Novo Promaj Gestão Pública; e Novo Promaj Educação. “Os jovens contratados para o Rotativo já estão atuando na orientação dos motoristas nas vias públicas onde o estacionamento rotativo está sendo implantado. E hoje estamos realizando esta dinâmica para que os selecionados para o eixo Gestão Pública tenham a oportunidade de conhecer a atuação das secretarias para que possamos, em seguida, inseri-los nos setores da Administração Municipal de acordo com o perfil de cada um”, pontuou Lucas Guimarães, complementando que a seleção para o eixo Educação será feita em breve, com a contratação de 188 jovens.
As secretarias de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública foram representadas pelos gestores das pastas, Valdeck Amaral e Marcos Antonio da Luz. Eles enfatizaram sobre responsabilidade, seriedade, confiabilidade e comprometimento na atuação no serviço público. A orientadora pedagógica do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), responsável pela seleção, treinamento e capacitação profissional dos adolescentes e jovens, Tatiana Goulart, e a coordenadora geral do Novo Promaj, Jaqueline Vilarino, também participaram da reunião.
Após a apresentação das secretarias, os jovens receberam um questionário que deverá ser preenchido com as preferências de cada um sobre em qual setor deseja trabalhar. A partir daí, a Prefeitura e o CIEDS irão definir para qual secretaria cada jovem será encaminhado. Eles começam a trabalhar na próxima segunda-feira, 1º de agosto. Nas secretarias, os jovens terão o apoio dos pontos focais, servidores que irão orientá-los sobre o trabalho a ser executado.
Chaieny Soares, de 16 anos, foi selecionada. “Fiquei muito feliz por ter essa oportunidade de trabalhar pela primeira vez. Não imaginava que a Prefeitura tinha tantos setores e isso é bom porque a gente vai ter bastante experiência. Tenho o sonho de ser médica e espero ser escolhida para a Secretaria de Saúde para começar trabalhando na área”, comentou Chaieny.
Novo Promaj
O Novo Promaj – Programa de Atendimento ao Jovem tem o objetivo de inserir jovens entre 14 e 22 anos de famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal no mercado de trabalho e proporcionar capacitação profissional para eles. O programa será financiado com a arrecadação do estacionamento rotativo, que será implantado em vários pontos da cidade. A assinatura da Carteira de Trabalho garante todos os direitos trabalhistas, tais como, FGTS, férias, 13º salário, Seguro de Vida Coletivo, Aviso Prévio e Rescisão. As inscrições para o programa podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/PROMAJ e permanecerão abertas até a finalização do projeto.
A previsão da duração da participação do jovem no projeto é de dois anos, com o percurso formativo dividido em dois ciclos (teórico e prático): formação teórica com carga horária total de 636 horas de formação; e formação prática, com carga horária total de 2.244 horas, realizadas em uma jornada total de 30 horas semanais. Nesta edição, serão disponibilizadas 288 vagas para jovens atuarem como Novo Promaj em formação teórica e prática em gestão pública no atendimento ao Estacionamento Rotativo, as Secretarias Municipais, nos espaços de atividades da gestão pública e nas unidades escolares da cidade.