Em obras para substituição do asfalto, com o serviço já quase finalizado no lado de Teresópolis, a rodovia que liga nosso município a Nova Friburgo, que por mais de uma década ficou abandonada, está, consequentemente, “mais rápida”. Dessa forma, e diante dos registros de excesso que já eram comuns em alguns trechos antes mesmo da aplicação de uma nova camada asfáltica, a RJ-130 ganhou sete novos equipamentos para o controle de velocidade. Instalados há algumas semanas, os radares começam a entrar em funcionamento, segundo apurou O Diário com o Departamento de Estradas de Rodagem. De acordo com o DER-RJ, já está ligado o aparelho instalado no quilômetro 19,2, em Campanha, com velocidade de fiscalização de 60km/h nos dois sentidos da pista. Nos próximos dias, serão acionados os demais, nos quilômetros 22,8; 38,4; 38,6 e 61,7. “O principal objetivo da fiscalização eletrônica nas rodovias é reduzir o crescente índice de acidentes em nossas estradas, garantindo segurança aos usuários”, informou também a Assessoria de Comunicação do órgão estadual.
Ainda na região de Campanha, onde há uma grande reta das proximidades da entrada do Vale dos Frades e os limites com Bonsucesso, mais dois equipamentos foram instalados no km 22,8. Os seguintes ficam emSerra do Palmital, próximo a Vieira, um no quilômetro 38,4, sentido Friburgo, e outro no 38,6, sentido Teresópolis. No trecho de estrada localizado no município vizinho, um equipamento foi sendo instalado em Cardinot (Km 61,7) e outros dois em Córrego Dantas (Km 66,5). A previsão para que os que ainda estão desligados entrem em operação é a segunda semana de agosto.
O governo estadual está investindo R$ 62 milhões no recapeamento dos 68,7 km de extensão da rodovia. As obras também contemplam a recuperação de meio-fio, manutenção e melhorias na rede de drenagem existente, recomposição das defensas e guarda-corpo das pontes. O prazo de conclusão é de 360 dias, portanto no final do ano. O governador Cláudio Castro, na ocasião do lançamento das obras, ressaltou que, graças à concessão dos serviços de saneamento, os recursos para revitalizar a Teresópolis-Friburgo foram possíveis. “As obras na RJ-130 são esperadas pelos motoristas que passam pela via e, principalmente, pelos produtores da região, já que a Terê-Fri é uma importante via de escoamento da produção rural, potencial turístico da região além de ter relevância histórica para nosso estado”, comentou também na ocasião o então secretário das Cidades, Uruan Andrade.
Fiscalização
Recentemente o Assessor Especial do Governador Cláudio Castro, o teresopolitano Alex Castellar, esteve na rodovia Dr. Rogério de Moura Estevão para verificar o andamento das obras de recapeamento e recuperação da estrada que liga Teresópolis a Nova Friburgo e permite acesso a dezenas de outras vias. O objetivo desse tipo de ação é verificar a ampliação do trecho asfaltado e outros serviços, visto que, nos primeiros meses de trabalho, houve reclamações em relação a qualidade e demora. Segundo ele, após notificação da empresa contratada pelo governo estadual, o trabalho está muito mais ágil. “Eu mesmo acompanho semanalmente, me encontro com os dois fiscais que o presidente do DER determinou para vistoriar se a empresa está cumprindo as metas previstas”, destacou, lembrando ainda que, por ser morador de Teresópolis, sua responsabilidade é ainda maior. “Sou da terra, tenho obrigação de ajudar a cidade”.
NOVOS RADARES
Km 19,2 – Campanha (Teresópolis) – sentido Nova Friburgo e Teresópolis
Km 22,8 – Campanha (Teresópolis) – sentido Nova Friburgo e Teresópolis
Km 38,4 – (Serra do Palmital, Teresópolis) – sentido Nova Friburgo
Km 38,6 – (Serra do Palmital, Teresópolis) – Sentido Teresópolis
Km 61,7 – (Cardinot, Nova Friburgo) – Sentido Nova Friburgo e Teresópolis
Km 66,5 – (Córrego Dantas, Nova Friburgo) – Sentido Nova Friburgo
Km 66,5 – (Córrego Dantas, Nova Friburgo) – Sentido Teresópolis