Com a contratação de médicos para a Unidade de Atenção Primária à Saúde de Água Quente, no Segundo Distrito, começando a atuar a partir de 1º de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde completa o quadro de médicos das 22 unidades de atenção primária municipais, conhecidas como postos de saúde. No total, são 36 profissionais em diferentes horários à disposição da população, com atendimento por livre demanda. Os profissionais contratados atenderão em três regimes de carga horária. Há profissionais de 40 horas semanais, que atuarão nas unidades: Alto, Albuquerque, Barra, Caleme, Meudon, Pessegueiros, Fonte Santa, Granja Guarani, Pimenteiras, Pimentel, Quinta Lebrão, Vargem, Grande e Venda Nova; em regime de 20 horas há médicos em Albuquerque, Araras, Água Quente, Beira Linha, Bonsucesso, Fazenda Alpina, Granja Florestal, Meudon, Pessegueiros, Fonte Santa, Fazenda Ermitage, Rosário, Vargem Grande e Vieira. Já as unidades de Vieira e Rosário têm profissionais com carga horária de 36 horas por semana.
“Desde que assumimos o município, em 2018, já fizemos grandes avanços na qualidade da saúde pública. Na Atenção Primária, saímos de 24% de cobertura e chegamos a mais de 50% com forte investimento. Isso foi possível porque fizemos grandes investimentos na área, como a abertura de três novas unidades, Pimentel, Parque Ermitage e Alto, além da reabertura de Fazenda Alpina, fechada desde 2011. Com a pandemia, sofremos com a escassez de profissionais, mas agora estamos novamente conseguindo contratar para suprir essa demanda da nossa população”, afirma o Prefeito Vinicius Claussen.
A reestruturação da Atenção Básica foi uma orientação prioritária do Prefeito para a atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): “Uma das primeiras tarefas ao chegar à Saúde foi realizar visitas em todas as unidades do município, vistoriando necessidades de reformas, quadro de funcionários e outras questões que afetam a qualidade desse serviço à população. Todas estas melhorias fazem parte do programa da saúde que serve de guia para alcançar nossas metas futuras”, explicou a Secretária de Saúde, Dra. Clarissa Guita Rippel. Os investimentos em contratação de profissionais têm sido recorrentes e, apenas nos últimos três meses, 37 médicos foram contratados para a rede municipal de saúde.