Dois projetos musicais da Secretaria Municipal de Cultura prometem ser boas opções de lazer no próximo domingo, 4 de setembro, com entrada franca. A edição especial do “Cultura de Raiz” prestará homenagem ao Mês do Folclore e, a partir das 10h, artistas populares subirão ao palco da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, para apresentar música, prosa e verso do homem do campo. As performances acontecem em cenário de cozinha de roça, com moda de viola , repentes e muito mais.
Programa de auditório que resgata a cultura popular e valoriza os artistas do campo e da cidade que queiram mostrar seu trabalho, o “Cultura de Raiz” foi criado em 2009. É um palco aberto para qualquer pessoa que queira participar, basta comparecer e se inscrever na hora. As edições acontecem no primeiro domingo de cada mês, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras).
Já o Grupo de Chorinho Galo Preto, que é considerado referência no cenário da moderna música instrumental brasileira e no meio artístico-musical, é a atração do ‘Música na Matriz’. A partir das 15h, os artistas Alexandre Paiva (cavaquinho), José Maria Braga (flauta), Afonso Machado, (bandolim e direção musical) e os músicos Diego Zangado (percussão), Tiago Machado (violão) e Zé Luís Maia (baixo) apresentarão clássicos desse gênero da Música Popular Brasileira na Igreja Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Fundado em 1975 e tido como um dos mais antigos grupos de choro e samba em atividade, o Galo Preto promete um belo espetáculo para o público.
Criado em 1994 para valorizar e difundir a música erudita e popular, o ‘Música na Matriz’ facilita o acesso do público a concertos de qualidade, com apresentações sempre no primeiro domingo do mês, na Igreja Matriz de Santa Teresa.