Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Escolas da rede municipal de Teresópolis terão aulas de primeiros socorros

Projeto “SAMU na Escola” vai contemplar professores, funcionários e estudantes

A Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, iniciou os preparativos para a implantação da capacitação de professores, funcionários e alunos de escolas públicas de Teresópolis em primeiros socorros e Suporte Básico de Vida. Intitulada “SAMU na Escola”, a capacitação de professores e funcionários será promovida em parceria com o SAMU Teresópolis. Já o curso voltado para os estudantes do nono Ano do Ensino Fundamental será promovido em parceria firmada com o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), com o nome “CapacitAÇÃO”. A primeira reunião de alinhamento, realizada na última quarta-feira, 5, na Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação do coordenador do SAMU Teresópolis, Pablo Féo, e do enfermeiro responsável técnico pelo Serviço de Atendimento Municipal de Urgência, Marcos Cardinot, Valéria Machado, coordenadora do Programa Saúde na Escola, vinculado à secretaria municipal de Saúde, da responsável pelo projeto “CapacitAÇÃO”, do Unifeso, Andrea Doczy, dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, Alex Wey (subsecretário), Aline Quaglio e Cintia Tullii.

Servidores das secretarias de Educação e de Saúde, do SAMU Teresópolis e do Unifeso em reunião para implantação do “SAMU na Escola”

Os socorros de urgência, tais como o Suporte Básico de Vida (SBV) e os primeiros socorros, são medidas iniciais e imediatas aplicadas a uma vítima de acidente ou mal súbito fora das unidades de saúde. Têm como principal objetivo aumentar as chances de vida do paciente e diminuir o risco de sequelas. “O projeto CapacitAÇÃO tem o objetivo de capacitar de forma teórico-prática alunos de escolas públicas do município em Suporte Básico de Vida e primeiros socorros, instruindo quanto à identificação e resolução de situações de parada cardiorrespiratória e primeiros socorros de forma correta, tanto no ambiente escolar como em qualquer outro cenário, contribuindo para evitar, assim, óbitos e danos resultantes desses episódios”, destacou a responsável pelo CapacitAÇÃO, Andrea Doczy, ressaltando que os participantes da capacitação se tornarão multiplicadores do conhecimento adquirido.
“Vários são os acidentes que ocorrem em espaços escolares, dentre os quais quedas, convulsões, engasgamentos, queimaduras, cortes, hemorragias, entorses, fraturas, intoxicação e parada cardiorrespiratória. A inserção dos cursos em primeiros socorros e SBV será de suma importância para a promoção da saúde da comunidade escolar”, explicou o coordenador do SAMU Teresópolis, Pablo Féo.
A função do espaço escolar não se restringe apenas a transmissão de conteúdos, mas a proposta de que este seja também um local que propicie este aprendizado através do acolhimento e cuidados com os alunos. O Programa Saúde na Escola é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. “Considerando uma das ações que compõem o ciclo do Programa Saúde na Escola ‘Prevenção das violências e dos acidentes’, o crescente registro de emergências no ambiente escolar e entendendo a necessidade de orientações quanto aos primeiros socorros nas escolas, estamos apresentando o projeto ‘SAMU na Escola’, que tem como objetivo auxiliar a Secretaria Municipal de Educação no cumprimento da Lei Federal nº 13.722/2018”, pontuou a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Valéria Machado.

Projeto “SAMU nas Escolas”
O projeto “SAMU na Escola” tem o objetivo geral de transmitir noções básicas de primeiros socorros, visando garantir e aumentar a segurança de crianças e adolescentes no meio escolar. Entre as metas da iniciativa estão a capacitação para que os participantes reconheçam situações de risco à vida; consigam identificar as condições do paciente; saibam a técnica necessária para o atendimento; e entendam a importância das noções básicas de primeiros socorros no ambiente escolar.
A proposta inicial do projeto prevê encontros semanais com os profissionais do SAMU Teresópolis, junto aos docentes e demais profissionais das unidades escolares, para aulas teóricas e práticas, com carga horária de duas horas cada uma. Visando facilitar o aprendizado e garantir um bom entendimento do conteúdo das aulas, está prevista a formação de turmas com no máximo 30 pessoas. O conteúdo programático terá as seguintes temáticas: Noções Básicas dos Sistemas (nervoso, respiratório e circulatório), ‘Manobra de Heimlich’, Epilepsias e Convulsões, Suporte Básico de Vida e Noções de atendimento ao Trauma. Ressalta-se que a proposta de formação estará de acordo com o cronograma do calendário escolar.

A sede do SAMU em Teresópolis fica na Rua Júlio Rosa, ao lado da Secretaria de Saúde, em local central, de onde as equipes podem se deslocar rapidamente para os atendimentos

Ao final do módulo, pretende-se que o participante esteja apto a reconhecer e tratar as principais situações de emergência de engasgo e agir de imediato diante dessa situação, identificação precoce de uma parada cardiorrespiratória e, em caso de necessidade, realizar Suporte Básico de Vida. Entre as habilidades, deverá ser capaz de realizar o acionamento do Serviço de Emergência de forma sucinta e eficaz, realizar a manobra de Heimlich, manobras de reanimação cardiorrespiratória e proteger o paciente em caso de convulsões ou traumas.

Mais sobre o SAMU
O SAMU opera na cidade e interior durante 24h na prestação de atendimentos e/ou resgates de pacientes em situação de emergência com necessidade de intervenção especializada imediata. A equipe do SAMU é formada por 25 profissionais, sendo: quatro técnicos de enfermagem, seis enfermeiros, sete médicos e oito socorristas. A sede em Teresópolis fica na Rua Júlio Rosa, ao lado da Secretaria de Saúde, em local central, de onde as equipes podem se deslocar rapidamente para os atendimentos. Duas ambulâncias são dedicadas exclusivamente para o serviço.
A equipe do SAMU é responsável pelo atendimento e resgate de pessoas acidentadas em vias públicas e domicílios, além de uma série de situações que incluem chamados de socorro à: dores no peito de aparecimento súbito; crises convulsivas (ataques e convulsão); situações de intoxicação ou envenenamento; queimaduras graves; trabalhos de parto com situação de risco; perda de consciência (desmaio); queda acidental; hemorragias e crise hipertensiva. O chamado pode ser feito pelo número 192 ou pela linha auxiliar (24) 2244-4150. As ligações feitas ao SAMU são coordenadas pela Central de Regulação de Urgências (CRU), localizada em Petrópolis, que é responsável por priorizar as chamadas de maior urgência e acionar as equipes em Teresópolis para prestar o socorro. Profissionais técnicos também oferecem ajuda por telefone, em casos de necessidade. Após o chamado para realização do atendimento de socorro, as equipes têm até 60 segundos para se preparar, entrar na ambulância e buscar o paciente que precisa de ajuda.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE