Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MPRJ: Hospitais de Teresópolis vão disponibilizar leitos de retaguarda em saúde mental

A 1ª e a 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Teresópolis, por meio de acordo judicial celebrado com o Município de Teresópolis e com três hospitais da cidade.

A 1ª e a 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Teresópolis, por meio de acordo judicial celebrado com o Município de Teresópolis e com três hospitais da cidade (Beneficência Portuguesa, São José e Hospital das Clínicas), obtiveram o compromisso de que ao menos um leito de retaguarda, por unidade de saúde, será disponibilizado para a Rede de Atenção Psicossocial, podendo a oferta ser ampliada para dois leitos por hospital, a partir de 2023.

O pedido de que cada uma das três unidades de saúde disponibilize e contratualize com o município dois leitos de saúde mental, faz parte de Ação Civil Pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Teresópolis, após o município ter descumprido Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em novembro de 2021, em que se comprometia a disponibilizar quatro leitos de retaguarda em hospital geral.

“Uma das cláusulas do referido compromisso prevê a necessidade de revisar a contratualização de quatro leitos de saúde mental – chamados de leitos de retaguarda ou leitos de crise – em hospital geral conveniado da cidade para atendimento da população local, inclusive infantojuvenil, cujo prazo para atendimento era até 31/12/2021. Decorridos mais de seis meses da data limite prevista no TAC, a contratualização dos leitos de retaguarda não foi feita, estando o município de Teresópolis sem leitos para gerir as situações de crise, permanecendo o paciente, ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ou em clínicas privadas, com ordem judicial que determina o custeio da internação pelo município”, diz um dos trechos da ACP.

Pelo acordo judicial firmado, o Hospital das Clínicas receberá as pacientes do sexo feminino (exceto crianças e adolescentes), o Hospital São José os pacientes do sexo masculino (exceto crianças e adolescentes), e a Beneficência Portuguesa disponibilizará um leito para as crianças e adolescentes, independente do gênero.

Além disso, o município elaborará fluxo de atendimento/funcionamento da rede, criando processo de trabalho no qual, obrigatoriamente, o primeiro atendimento se dará na UPA com os “leitos de crise” se destinando a internações curtas, com o acompanhamento dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPs).

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE