Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prazo para trocar cartões do Riocard termina no dia 14

Empresas que operam linhas intermunicipais deixarão de aceitar antigo modelo

A troca gratuita dos cartões do tipo Vale-Transporte pelo novo Riocard Mais será encerrada no dia 14 de maio em Teresópolis. Além do funcionamento em dias úteis, a loja Riocard Mais ficará aberta no sábado e senhas serão distribuídas para minimizar possíveis filas. Passageiros de linhas intermunicipais devem ficar atentos também, pois algumas viações deixarão de fazer a leitura do antigo VT. Embora a maioria dos clientes tenha respeitado o prazo inicial, anunciado para o fim de março, a Riocard Mais identificou que alguns trajetos eram realizados com os cartões antigos ainda. 

Quem mora em Teresópolis, Três Rios, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia deve se dirigir à loja da Riocard Mais em Teresópolis, na Avenida Feliciano Sodré, 579. Funcionamento de segunda-feira a sábado, entre 8h e 17h.  Vale ressaltar que a troca contempla também passageiros de linhas intermunicipais operadas pelas empresas SIT Macaé, Brasil, Cidade do Aço, Costa Verde, Fácil, Progresso, Rápido Macaense, Salutaris, Teresópolis, Única, Útil e 1001. Quem opta por pagar a passagem com o cartão diretamente no validador dos ônibus terá que utilizar o novo Vale-Transporte.

Como trocar 
A troca é realizada de forma simples. Ao migrar para o Riocard Mais, o passageiro mantém os créditos de transporte do antigo cartão e os benefícios tarifários atrelados a ele, como o Bilhete Único Intermunicipal (BUI). Para dar mais transparência ao processo, o cliente recebe no ato da troca dos cartões um comprovante com os valores dos créditos de transporte que estavam disponíveis no modelo antigo. Com a atualização dos validadores, o antigo Vale-Transporte não será mais aceito nos meios de transporte nessas cidades. A medida é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica – o cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os meios de transporte e pode ser utilizado em 43 cidades do Estado do Rio.  

Lojas preparadas
As trocas devem ser realizadas nas lojas Riocard Mais, que foram adequadas para o cumprimento das normas de prevenção à Covid-19. As unidades contam com separadores de fila para demarcar o distanciamento interno, totem com álcool em gel acionado por pedal e adesivos que marcam o caminho a ser percorrido da chegada até a saída das lojas. Todos os colaboradores trabalham com EPIs, e as lojas são higienizadas a cada três horas, de acordo com todos os protocolos de segurança indicados e recomendados. Para receber o novo cartão gratuitamente, o cliente precisa apresentar o modelo antigo do VT. Não é necessário mostrar documentação, mas atenção: a troca deve ser feita pelo titular do cartão, já que o benefício é pessoal e intransferível. No ato, é emitido um comprovante com os valores dos créditos de transporte que estavam disponíveis no modelo antigo. 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Secretário de Saúde explica mudanças no sistema de exames laboratoriais em Teresópolis

Hemonúcleo de Teresópolis está com estoque em nível crítico

‘Golpe do classificado’ faz mais duas vítimas em Teresópolis

REFIS com até 85% de desconto em juros e multas em Teresópolis

Teresópolis poderá sediar a Taça Brasil de Futsal em 2026

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE