Em nota encaminhada para a redação do jornal O Diário e Diário TV nesta quarta-feira, 23, a prefeitura detalhou a nova etapa do serviço de reforma da Feirarte – Feirinha de Artesanato de Teresópolis, mais conhecida como Feirinha do Alto. De acordo com o documento, as obras vêm sendo realizadas desde o mês de junho pelo Governo do Estado, através da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOPRJ), e para tal é necessário fazer a realocação de alguns setores para manter o funcionamento do atrativo e da área de entretenimento. “Dessa forma, a área da Praça de Alimentação da Feirarte, assim como os banheiros, a sala de administração e o Ponto de Atendimento Médico, serão realocados e passarão a funcionar em contêineres, que funcionarão como boxes fixos do ‘boulevard de alimentação’. Esse ‘boulevard’ ficará ao longo da rua ao lado da praça Higino da Silveira, entre a Avenida Oliveira Botelho e a Rua Mello Franco, o tráfego desse trecho será desviado para a própria Rua Mello Franco aos finais de semana”, informa a PMT. Também de acordo com o documento, “o objetivo é minimizar eventuais prejuízos para os expositores e manter o atendimento aos visitantes e turistas durante as obras de remodelação e requalificação da Feirinha de Teresópolis, um importante polo de desenvolvimento do estado e um dos principais atrativos turísticos do município, responsável por geração de emprego e renda”.
As melhorias alcançarão todo o perímetro da praça, estação de ônibus, coreto, mercado, praça de alimentação e pórticos. Na obra, o Governo do Estado está investindo R$ 12,9 milhões. O prazo de execução é de 180 dias, e a previsão é que seja concluída em janeiro de 2023. O objetivo da reforma é oferecer um espaço mais qualificado à população da região, além de atrair mais turistas para o município, gerando renda e incentivando o comércio local. Para oferecer conforto e acessibilidade aos portadores de deficiência visual, a praça receberá a aplicação de piso podotátil direcional e de alerta. Os jardins terão forração de grama e cercas vivas, com arbustos, e protetora no entorno dos canteiros e jardineiras. Também serão instalados bancos e mesas de concreto, além de brinquedos como balanço, escorrega, gangorra, entre outros.
Entre os serviços que estão sendo executados pela Emop-RJ, o local será beneficiado com a implantação de uma nova rede de drenagem e pavimentação em concreto dos pisos, incluindo os que serão colocados nas quadras de esporte e de patinação.
Na quadra esportiva estão previstas novas traves para futebol de salão, estrutura para basquete em acrílico, redes de nylon para futebol de salão e voleibol, além da colocação de postes e tubos em ferro galvanizados As instalações elétricas terão fiação subterrânea, novos disjuntores, interruptores, postes com lâmpadas em LED, luminárias e tomadas próximas das barracas. Na parte hidrossanitária serão instalados novos lavatórios com torneiras, bacias sanitárias, mictórios e ralo sanfonado nos banheiros. A Feirinha de Teresópolis, também conhecida como Feirarte, é um importante polo de desenvolvimento do estado e funciona desde 1973. Com mais de 700 expositores, é considerada a maior feira de artesanato do Rio de Janeiro.
Luiz Bandeira