Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Frota de veículos licenciados em Teresópolis ultrapassa 112 mil

Número de carros e motos é cada vez maior, enquanto o de ônibus reduz a cada levantamento do Detran

Luiz Bandeira

A questão da mobilidade é tema de constantes debates entre setores da sociedade, preocupados com os impactos que tantos veículos juntos causam sobre os centros urbanos e sobre a vida das pessoas. Moradores de grandes centros e regiões metropolitanas têm suas vidas severamente afetadas diariamente, por congestionamentos que paralisam essas regiões, sobretudo em horários de maior movimentação. Isso afeta a qualidade de vida, toma tempo das pessoas e acaba por reduzir o convívio social pacífico entre condutores de veículos que dividem o mesmo espaço e acabam engarrafados nas ruas. Para fugir dessa situação, nos últimos anos percebemos um maior movimento de pessoas procurando cidades do interior para morar com a família, na expectativa de encontrar paz e de ter uma vida mais tranquila. Não são poucos os relatos de pessoas que deixaram a região metropolitana do Rio de Janeiro para vir morar aqui em Teresópolis, buscando qualidade de vida e tranquilidade. Realmente nossa cidade é um paraíso se a compararmos com a Região Metropolitana, porém, na questão trânsito, já se assemelha a determinados pontos da capital do estado, visto que os engarrafamentos aqui vêm se tornando constantes e piorando a cada dia.
Não é difícil entender porque o trânsito de Teresópolis está dessa forma, que beira o colapso, quando você verifica, no setor de estatísticas do Detran-RJ, o número de veículos licenciados na cidade neste último ano. São 2.966 novos veículos licenciados entre carros, motocicletas, caminhões e ônibus, de janeiro e novembro de 2022, totalizando uma frota de 112.014. Somado a esse número temos ainda os veículos de visitantes que diariamente chegam à cidade, e assim, com muitos desses circulando ao mesmo tempo, em horários de pico, se estabelece o caos nas ruas da cidade.

Comandante da GCM, Gil Wellington


O comandante da Guarda Civil Municipal de Teresópolis, Gil Wellington destaca o desafio dos agentes no controle do trânsito da cidade. “A Guarda Municipal vem atuando com seus agentes em alguns horários que a ‘mancha’ mostra qual o horário do ‘rush’, o horário crítico do trânsito, como por exemplo em dois pontos que são eixos do centro da cidade que é bem complexo, que é o caso do trecho da antiga Casa de Saúde, em direção à Barra e ao Vale Paraíso, a gente tem alguns agentes ali pra tentar não deixar fechar aquele cruzamento e deixar aquele acesso livre pra quem sobe ou pra quem desce, também aqui no trecho conhecido na Guarda Municipal como base dois, na saída do Parque Regadas para a Reta. Ali é considerado o coração do trânsito, porque se a gente não tiver um cuidado maior nesse ponto, embola o trânsito todo da cidade, apesar de ser perto do Regadas ele causa reflexo aqui perto do Pedrão. Então se a gente não tiver esse tato de colocar nesses ponto agentes no horário de pico, complica o trânsito”, detalha o comandante da GCM.

Transporte coletivo enfraquecido
Em países onde o desenvolvimento dos grandes centros se deu respeitando uma melhor convivência entre as pessoas, observando a distribuição do espaço para a circulação fluida de veículos e pedestres, a utilização de variados modais de transporte público de passageiros é fundamental, oferecendo assim opções ao carro particular, muito mais danoso ao trânsito. Voltando aos números apresentados pelo Detran-RJ, verificamos que o transporte público de passageiros em Teresópolis vem perdendo espaço já que a frota manteve-se a mesma que do ano passado e o pior com 45 ônibus a menos que no ano de 2012, quando tínhamos 321 ônibus licenciados aqui, atualmente são 276, divididos entre as três empresas de ônibus para o transporte de passageiros e outras que trabalham com fretamento.

Motocicleta poderia ser solução, mas…
A adoção do uso de motocicleta, que poderia ser uma solução, para desinchar o trânsito, não surte o efeito desejado, já que observamos todos os dias jovens motociclistas sem placa nos veículos, produzindo um sem número de infrações, exibindo perícia em manobras arriscadas, ultrapassando o tráfego costurando entre os carros, muito a cima do limite de velocidade, infernizando a vida das pessoas quando retiram parte do escapamento que reduz o ruído do motor. Ainda assim, mais 961 motos passaram a rodar na cidade nestes últimos 11 meses. Em dez anos foram 6.674 novas motocicletas licenciadas em Teresópolis.

Solução sustentável e não poluente
Outra solução adotada buscando diminuir o uso do carro é a utilização de veículos de tração humana ou assistidos com pequenos propulsores elétricos, como skates, patinetes e as consagradas bicicletas, porém para isso é preciso adotar políticas públicas que transformem vias da cidade para a circulação segura, sem a necessidade que se dispute espaço com veículos automotores. É claro que campanhas de educação no trânsito através de veículos de comunicação e redes sociais, são fundamentais para formar uma consciência para a convivência pacífica e segura entre todos, mas se cada um fizer a sua parte, podemos ter um trânsito melhor e mais seguro.

FROTA MUNICIPAL

2022
TOTAL – 112.014
CARROS – 68.303
MOTOS – 22.053
ÔNIBUS – 276
CAMINHÕES – 2899

2021
TOTAL – 109.048
CARROS – 67.192
MOTOS – 21.092
ÔNIBUS – 276
CAMINHÕES – 2824

2012
TOTAL – 76.684
CARROS – 48.726
MOTOS – 15.379
ÔNIBUS – 321
CAMINHÕES – 2176

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE