Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sesc oferece formação continuada e gratuita a professores da rede estadual

Parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) é um projeto-piloto que deve ser expandido para outros estados.

O professor titular da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, apresenta na quinta-feira, 29, às 15h, uma palestra on-line pelo YouTube do Sesc RJ (/portalsescrio). Na live “Educação depois da pandemia”, o acadêmico, que é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, falará sobre os desafios da escola na atualidade, como a crise sanitária da Covid-19 e o homeschooling. A palestra inaugura o Projeto de Formação Continuada Docente do Sesc, que pretende, por meio dos seus departamentos regionais, oferecer cursos de qualificação a professores da educação básica pública do país. O projeto-piloto será realizado no Rio de Janeiro, através de uma parceria entre Sesc RJ e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Depois, o modelo deve ser adaptado e aplicado em outras unidades da federação. No estado, a iniciativa integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021.

Em um primeiro momento, serão atendidos 500 profissionais que atuam nas escolas públicas estaduais. A seleção ficará a cargo da Seeduc. Ao longo de 2021, serão 12 cursos on-line, com duração de 30 horas e aulas disponibilizadas em plataformas de Educação a Distância e também no canal do Sesc RJ Youtube. Cada curso contemplará palestra, intervenção cultural, roda de conversa sobre práticas docentes e aulas síncronas e assíncronas, atividades que terão como suporte conteúdos digitais elaborados exclusivamente para o projeto. As atividades começam no dia 6 de maio, com uma ambientação. As aulas se iniciam dia 13. “O Sesc RJ sempre trabalhou no sentido de apoiar políticas públicas que resultem na redução das desigualdades, e a formação continuada de professores tem esse papel. Ao preparar os professores para os novos desafios da educação, nesse momento de mudanças bastante profundas, estamos contribuindo para a melhoria do ensino no nosso estado”, afirma a diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho. 

Parceria
O secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt, diz que a proposta do projeto vai ao encontro dos objetivos da pasta, que é a valorização permanente do corpo docente da rede estadual: "Essa parceria com o Sesc RJ reforça o compromisso que a Secretaria de Estado de Educação tem de oferecer qualificação aos profissionais da rede, que é um dos nossos pilares. Os cursos vão aprimorar o trabalho docente em diversas áreas do conhecimento para desenvolver as competências e habilidades necessárias", diz o secretário.

Conhecimento
Os cursos oferecidos abordarão os seguintes temas: Metodologias ativas; Aprendizagem por projetos na educação Matemática; Ensino de Língua Estrangeira; Aprendizagem baseada em projetos para as Ciências Humanas; Aprendizagem baseada em projetos para as Ciências da Natureza; Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso; Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica; Aprendizagem significativa na Educação Física escolar; Educação e Cultura Maker; Educação para relações Étnico-raciais; Tecnologias Educacionais; e Ciências, divulgação científica e contemporaneidade.

Tags

Compartilhe:

Edição 08/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Diário TV entrevista André Português, prefeito de Miguel Pereira

Com Romário, America inicia preparação na Granja Comary

30º Batalhão de Polícia Militar tem novo comando

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

PM flagra adolescente vendendo crack em São Pedro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE