Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Teresópolis promove encontro de professores com especialista em proteção animal

Cartilha de Proteção e Bem-estar Animal será distribuída para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal de Educação e a COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal) promoveram nesta quarta-feira, 08, no Teatro Municipal, na Prefeitura, um encontro de professores de escolas municipais com a presidente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), Elizabeth MacGregor. Em pauta, a proteção animal, tema da cartilha de proteção e bem-estar animal lançada pelo governo Vinicius Claussen e que será distribuída para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal.
A diretora do Departamento Pedagógico da SME, Mônica Oliveira, deu as boas-vindas aos educadores e agradeceu a presença de Elizabeth MacGregor. A geógrafa enfatizou que para mudar de violência e crueldade para compaixão e respeito com os animais é possível por meio da Legislação, campanhas de conscientização, projetos de campo e Educação, com a promoção de conhecimentos e valores éticos positivos. “Todos nós queremos uma sociedade melhor e a Educação é a arma mais poderosa para mudarmos as pessoas e o mundo. Assim, o papel dos professores é fundamental nesse processo de conscientização sobre a atitude individual quanto ao respeito e cuidado com os animais”, ressaltou Elizabeth, pontuando que o Fórum tem o Programa de Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal, com cursos gratuitos em 104 municípios de 16 estados brasileiros, que promove a responsabilidade cidadã, o desenvolvimento sustentável, o conhecimento científico, princípios éticos e a cultura de não-violência e respeito.
Um dos principais pontos abordados por Elizabeth MacGregor foi a senciência animal, ou seja, a capacidade de o animal ter sensações, sentimentos e consciência do que acontece. “Podemos parecer diferentes, mas na capacidade de sentir somos todos iguais!”, enfatizou Elizabeth. Outra questão fundamental abordada foi a temática ‘As Cinco Liberdades’, na qual o animal deve estar livre de fome e de sede; de dor, lesões e doenças; de desconforto (abrigo e área de descanso); livre de medo e estresse; e livre para expressar comportamento natural (espaço suficiente, instalações apropriadas e companhia da própria espécie).

Trabalho local
O coordenador da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal), Jackson Muci, enfatizou: “O projeto da cartilha de proteção e bem-estar animal é um sonho que começou com a criação da COPBEA, em 2018, pelo Prefeito Vinicius Claussen, com total apoio da Primeira-dama Paula Schütte. Esse sonho se torna realidade com a produção e distribuição do almanaque nas escolas e o aprendizado que será transmitido aos alunos. Eles serão multiplicadores, em suas casas, com suas famílias, sobre os cuidados com os animais”. A protetora Beatriz Osório também participou do evento.

Cartilha de Proteção e Bem-estar Animal
O Almanaque de Proteção e Bem-estar Animal integra o Programa de Educação nas Escolas de Teresópolis. A cartilha traz dicas sobre como cuidar bem dos animais, com conteúdo interativo, orientações efetivas e diretas, o que proporciona um aprendizado com envolvimento e diversão. Entre as informações, dados sobre vacinação, doenças, alimentação e higiene. O material será distribuído no formato impresso para todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e terá também conteúdo digital. A cartilha foi ilustrada por Rodrigodraw Miguel (ilustrador, produtor, professor e desenhista de artes visuais).

Compartilhe:

Edição 04/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

GCM vai acabar com vagas exclusivas para farmácias em Teresópolis

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

Novas vítimas do golpe do ‘falso advogado’ em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE