Fundada há mais de 15 anos, a Feira Agroecológica Tradicional de Teresópolis reúne um grupo de agricultores, produtores, artesãos e músicos com a missão de construir, nutrir e conscientizar a sociedade, levando saúde, abundância e conhecimento em forma de alimentos saudáveis produzidos na região, cultura e boa música, além de propagar e viabilizar a agricultura orgânica em nosso município. “Localizada hoje em um espaço que foi arborizado pelos próprios membros da associação, contamos com parquinho para as crianças, barracas com produtos orgânicos processados e in natura para todos os gostos. Quem participa da feira ainda pode se deliciar com o café produzido nas redondezas e degustar tantas outras delícias, como o suco verde, o famoso caldo de cana com limão e gengibre, pães, bolos, geléias e tapioca. Contamos com um palco onde recebemos músicos de nossa região e estacionamento gratuito para os nossos clientes”, divulga a organização da feira, que funciona nas proximidades do terminal rodoviário, na Várzea.
Importante frisar que a feira foi tombada como patrimônio cultural do estado do Rio de Janeiro. A determinação é da Lei 9.903/22 de autoria do deputado Waldeck Carneiro (PSB), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial de 24 de Novembro de 2022. “Esperamos todos pra participarem das feiras que são realizadas todas as quartas-feiras e sábados, das 08h às 13h”, convida a direção da Associação. A feirinha fica localizada no número 75 da Rua Fritz Weber, 75, Várzea, vizinha à Tenente Luiz Meirelles e próximo ao acesso do bairro Fazendinha.
Mais sobre a AAT
Criada oficialmente em 2007, a Associação Agroecológica de Teresópolis é fruto de uma longa conversa entre os agricultores da região que já plantavam orgânicos e decidiram se unir para fortalecer e garantir a expansão do movimento da agroecologia na serra de Teresópolis e arredores. Em 2005, esse grupo de apicultores e agricultores começaram as conversas e debates para amadurecer a ideia e criar um modelo que satisfizesse a todos os comprometidos com boas práticas na agricultura.
Hoje consolidada, a AAT reúne grande número de produtores do cultivo em base agroecológica e da produção de alimentos orgânicos processados. Os produtores associados estão situados na região de Santa Rita, Fischer, Ponte Nova, Sapucaia, Vargem Grande, Vieira, Guapimirim e na cidade, onde plantam legumes, verduras, hortaliças e cultivam frutas em pomares sem o uso de agrotóxicos. Na Associação Agroecológica de Teresópolis os associados discutem e trocam conhecimento não apenas nos dias de feira, mas nas reuniões bimensais e nas visitas de verificação de conformidade orgânica, de acordo com a lei federal e instruções normativas do Ministério da Agricultura.
Propósito
O propósito da feirinha é promover a produção orgânica de base agroecológica, a economia solidária, a soberania, a segurança alimentar e nutricional da população. A AAT sempre teve como principais objetivos incentivar manifestac?o?es da cultura popular, promover a formac?a?o em agroecologia e apoiar e participar dos movimentos em defesa da natureza. “Nossa meta é ajudar a construir uma sociedade com responsabilidade socioambiental, promovendo uma conexão entre produtores, distribuidores, comerciantes, artesãos e consumidores, para criar evangelizadores que ajudem a divulgar a agroecologia as ofertas de alimentos e serviços sustentáveis, além de apoiar e participar dos movimentos em defesa da natureza”, informa a AAT.
Certificação
O processo de certificação dos alimentos produzidos pelos agricultores da AAT é feito por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG) em parceria com a ABIO-Associação dos Produtores Biológicos do Rio de Janeiro. Aos agricultores cabe a responsabilidade de utilizar apenas a adubação orgânica aceita pela legislação, associadas à pratica de manejo do solo em conformidade com a agroecologia. Nas visitas realizadas aos sítios e fazendas de plantio orgânico dá-se a troca de experiências e conferência das práticas agroecológicas.