Marcello Medeiros
Referência na produção agrícola, Teresópolis é rica em cores e sabores nas centenas de lavouras localizadas no Segundo e Terceiro Distritos do município – e em alguns casos até em trechos da zona urbana. Tamanha riqueza saiu dos campos para as mesas dos teresopolitanos há muito tempo e, este ano, também ganhou destaque em nos melhores restaurantes do município graças ao “Festival Origens”, realizado pelo Polo Gastronômico de Teresópolis com o objetivo de valorizar o homem do campo e tantas variedades cultivadas nas nossas terras. “O Festival Origens se desenrola fazendo um elo que leva o consumidor diretamente do campo à mesa. Trazer os insumos tão valorizados, uma vez que a cidade abastece 90% da demanda do estado do Rio, e tão frescos, diretamente à mesa, com pratos estão bem elaborados pelos chefes, traz a percepção de frescor para o consumidor que está experimentando cada uma dessas criações”, relata Vânia Baddini, Presidente do Polo, que, esta semana acompanhou dois dos chefes de cozinha participantes do projeto em visita a lavouras no interior.
Em parceria com a EMATER-RIO e a Eco Play Tour, a caravana do Festival Origens foi acompanhada pelo chefe francês Frédéric Monnier e pelo chefe Murilo Brandão, do restaurante Gaia Terramar, que representou os mestres de cozinha do Polo Gastronômico de Teresópolis. “Tivemos o privilégio de conhecer com detalhes as riquezas das produções agrícolas de Teresópolis! Nossa primeira visita foi ao Rancho Sabor da Roça, onde quem nos recebeu com muito carinho foi o casal Rosana e Pinheiro, que fez um tour incrível apresentando suas plantações, produções artesanais de produtos e ingredientes, além de contar suas tradições e histórias sobre a origem do Rancho! Na segunda visita, conhecemos o Sítio Morro Agudo, da família do Fábio, que mantém a tradição de cuidar do cultivo e da qualidade de seus produtos mantidos desde a época de seu avó Francisco. O Sítio fornece para diversos lugares, incluindo bares e restaurantes de Teresópolis e Rio de Janeiro!”, conta Vânia.
O dia foi encerrado com um Workshop do chefe Frédéric Monnier, com participação do chefe Douglas Franco e Mylena Valentim, no restaurante Santo Terroir. Diversos produtores e fornecedores da nossa cidade, além da secretaria de Turismo de Teresópolis, também participaram. “Foi muito legal conhecer os parceiros do festival, há muito que ver, se passar o dia todo não dá para ver nem um terço disso tudo”, relata Monnier. “Sou nativo da cidade e estou encantado com tudo isso aqui, que não conhecia. Até tenho vergonha de dizer que não conhecia, é um mundo à parte que o teresopolitano deveria valorizar, assim como nossos produtores. Compareçam aos restaurantes participantes e provem todos esses sabores”, completa Murilo. Saiba mais sobre o festival, que será realizado até o dia 3 de junho, no Instagram: @festivalorigens.teresopolis
RESTAURANTES PARTICIPANTES
Santo Terroir
Donna Tê
Restaurante Sinhá
Paraíso Agriões
Pier 66
Viva Itália
Salsa Brasileira
Ymbu
Maria Torta
Cia do Trigo
O Café
Vila St Gallen
Manjericão
Gaia
Burrata