Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas do Estado do Rio ganha reforço com ‘Lei Vini Jr.’

Em evento no Maracanã, jogador foi homenageado e deixou ainda sua marca na calçada da fama do estádio

O enfrentamento ao racismo nos estádios e arenas esportivas do Rio de Janeiro ganhou reforço. O governador Cláudio Castro sancionou, nesta quarta-feira (05/07), duas leis que tratam do tema que mobilizou o Legislativo fluminense para combater atos discriminatórios nas competições, principalmente após os episódios envolvendo o craque gonçalense Vinicius Junior, do Real Madrid. Os textos foram publicados em edição extraordinária do Diário Oficial nesta quarta.

A novidade foi anunciada nesta manhã pelo vice-governador Thiago Pampolha em evento no Maracanã, que contou com a presença do jogador, do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccioni, do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, do chefe de gabinete da presidência da Alerj, Raphael Thompson, parlamentares da Assembleia e da Câmara de Vereadores do Rio.

A Lei 10.053/23 institui a Política Estadual “Vini Jr” de Combate ao Racismo nos Estádios e nas Arenas Esportivas do Rio de Janeiro. Entre diversas medidas obrigatórias e facultativas, o texto prevê interrupção da partida em caso de denúncia ou manifestação racista, além de campanhas educativas antes e nos intervalos das competições. Já a de nº 10.052/23 inclui no Calendário Oficial do Estado “O Dia da Resposta Histórica Contra o Racismo no Futebol”, a ser comemorado em 7 de abril. A data é em referência à manifestação do Vasco, em 7 de abril de 1924, que recusou a proposta da Associação Metropolitana de Esportes Athléticos (AMEA) de excluir seus jogadores negros e operários.

– É nosso papel fortalecer políticas de enfrentamento ao racismo, e garantir também que os estádios e arenas esportivas sejam ambientes acolhedores. Racismo é crime e deve ser combatido todos os dias, em todos os lugares. Essa é uma luta que travamos dentro e fora de campo. Que as iniciativas que estamos tirando hoje do papel sejam mais um avanço por um Rio e um país antirracista e mais justo – declarou Cláudio Castro.

O vice-governador reforçou que as leis demonstram, sobretudo, que não haverá tolerância para condutas discriminatórias nos estádios e arenas.

– Esporte é sinônimo de diversidade, sobretudo respeito. Seja no campo, na quadra, na arena, nas arquibancadas. Racismo é crime e não vamos tolerar atitudes deste tipo. Que a iniciativa de hoje ative a consciência de todos para a busca constante de uma sociedade igualitária – destacou o Thiago Pampolha.

Calçada da Fama

Vinicius Junior também deixou sua marca na calçada da fama do estádio. Para o jogador, as homenagens representam reconhecimento.

– Hoje é um dia muito especial e espero que a minha família esteja orgulhosa de mim, de tudo que fez para eu chegar até aqui. Sou um cara muito novo e não esperava tantos prêmios e receber todo esse carinho, aqui no Maracanã, onde assisti tantos jogos do Flamengo, é emocionante – disse Vini Jr.

O momento foi acompanhado pelo secretário Rafael Picciani, que aproveitou a ocasião para enaltecer o jogador.

  – É uma honra prestar essa homenagem a um atleta que é ídolo do futebol brasileiro, nascido e criado no Rio de Janeiro. O Vinícius Jr, além de carregar todas as conquistas de sua carreira no futebol, também se torna um símbolo no combate ao racismo. E por isso, nós do Governo do Estado temos muito orgulho em poder valorizar sua trajetória como um exemplo de talento, determinação e coragem – ressaltou Picciani.

Lei Vini Jr

A “Lei Vini Jr” também estabelece o Protocolo de Combate ao Racismo, com a orientação de que qualquer cidadão poderá informar condutas racistas a qualquer autoridade presente no estádio. A denúncia deverá ser encaminhada à organização do evento, à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e às autoridades.

Ainda de acordo com a lei, a interrupção da competição por conta de atos discriminatórios durará o tempo que o organizador do evento ou o delegado da partida considerar necessário e enquanto não cessar a conduta racista. Além disso, o jogo poderá ser encerrado em caso de atos praticados por grupos ou de forma reincidente.

Medalha Tiradentes e Medalha Pedro Ernesto

O atleta recebeu ainda as maiores honrarias concedidas pela Alerj e pela Câmara: a Medalha Tiradentes e a Medalha Pedro Ernesto, respectivamente. Além disso, foi condecorado com o título de cidadão carioca pela Câmara de Vereadores.

Participaram também da cerimônia a deputada Verônica Lima, que propôs a homenagem da Alerj; o deputado Professor Josemar, autor do projeto que gerou a Lei Vini Jr., com coautoria de outros parlamentares; as vereadoras Mônica Cunha e Tânia Bastos; o presidente da Suderj, Renato de Paula e outros.

Compartilhe:

Teresópolis 24/09/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

30º BPM completa 23 anos com destaque na manutenção da segurança na região

Prefeitura de Teresópolis dá desconto de até 100% sobre multa e juros para quitação de débitos à vista

Teresópolis cria comitê para monitorar efeitos do El Niño

Crise no Estreito de Ormuz já muda estratégia de importadores, diz CEO da Port Trade

Escola de Pais promove encontro sobre a formação dos filhos em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE