Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lobo-guará e flagrado no Parque Estadual dos Três Picos

Imagens do animal percorrendo a área foram gravadas por um morador da região

Olha só quem resolveu presentear o município de Nova Friburgo com a sua presença: um lobo-guará, espécie classificada como “quase ameaçada” pela lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). O flagrante desse animal percorrendo trecho da Zona de Amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos foi de um morador da região. Ele conseguiu gravar a imagem do lobo-guará no bairro do Campestre, no último dia 25 de agosto. “Apesar do lobo-guará ter sido encontrado na Mata Atlântica, ele é um animal do cerrado, e possui seus hábitos de ocorrência em áreas abertas. Isso mostra a importância das nossas ações que visam a conservação da natureza e que vamos intensificar para a proteção de seu habitat”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.
“A presença do lobo-guará por aqui e uma demonstração de que nossos esforços para assegurar a preservação da biodiversidade estão seguindo o caminho correto. É importante destacar também o nosso trabalho de educação ambiental nas escolas e nas comunidades que visam despertar nas pessoas e nas futuras gerações uma consciência mais sustentável e ecológica”, afirmou o coordenador do núcleo de montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schmidt.
De pelagem laranja-avermelhada em grande parte de seu corpo, com algumas regiões dotadas de pelos pretos e brancos, o lobo-guará chama a atenção pelo seu elegante porte. De hábito solitário, o lobo-guará e encontrado em áreas abertas, como campos, onde costuma ser visto no fim do dia e durante a noite, e é onívoro, ou seja, alimenta-se tanto de frutos quanto de animais, como aves, pequenos mamíferos e pequenos artrópodes.

Sobre o parque
Com área aproximada de 65.113 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim, e uma outra sede, em fase de construção, em Teresópolis. Dentro dos limites dessa unidade de conservação encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade do Estado do Rio, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 200 metros ate 2.366 m do Pico Maior. O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.tr

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE