Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fecomercio RJ busca e compartilha experiências em eventos paralelos à Assembleia-Geral da ONU

Representantes do setor terciário fluminense participam de agenda paralela ao encontro de líderes globais em Nova York

NOVA YORK/EUA – Aproveitando que as atenções do mundo estão voltadas para Nova York nesta semana por conta da Assembleia-Geral da ONU – aberta nesta terça-feira (19/9) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva –, lideranças acadêmicas, políticas e do setor produtivo discutem, em eventos paralelos, formas para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as lideranças estão o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e o consultor da Fecomércio RJ para pesquisas econômicas e ações ambientais, o ex-ministro interino da Fazenda e ex-presidente do BNDES, Márcio Fortes.

O Sistema Fecomércio RJ é o mais novo signatário do Pacto Global da ONU por meio do Senac, que foi aceito em janeiro, e o Sesc, em junho. A Fecomércio RJ (federação de sindicatos varejistas) e o IFec RJ (instituto de pesquisas econômicas) ainda aguardam a confirmação da adesão por parte do organismo internacional. Futuramente, o IFeS (instituto de sustentabilidade), criado mais recentemente, também pleiteará a assinatura. Ao se comprometerem a alcançar as metas do Pacto Global, as instituições se credenciaram a participar de espaços de compartilhamento de conhecimento e boas práticas alinhadas aos ODS. Em resumo, os ODS são um plano global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, garantindo paz e prosperidade às pessoas.

Os representantes do Sistema Fecomércio RJ participaram, ainda na semana passada (13 e 14/9), do Brazil Climate Summit, que apresentou iniciativas brasileiras na corrida global pelo fortalecimento da economia de baixo carbono. Nesta segunda-feira (18/9), a agenda inclui o evento Brasil na Liderança da Justiça Climática, promovido pela Columbia University e que reuniu os ministros da Fazenda Fernando Haddad e do Meio Ambiente Marina Silva. Nesta terça (19), a representação do comércio fluminense participou do UN Global Compact Leaders Summit 2023, que atraiu líderes empresariais, funcionários das Nações Unidas, líderes governamentais, e profissionais da sociedade civil para revisar a contribuição do setor privado para o avanço dos ODS.

Ex-ministro e consultor da Fecomércio vê oportunidade espetacular para o RJ
O consultor da Fecomércio RJ, Márcio Fortes, lembra que os ODS foram lançados em 2015 e, desde então, vem balizando as discussões sobre sustentabilidade no mundo, tendo o Brasil – e em especial o Rio de Janeiro – como grande protagonista.

“Os ODS ajudaram a organizar e alertar a população face à nova realidade climática, à transição da matriz enérgica, ao consumo de combustíveis fósseis, ao tratamento de resíduos industriais, enfim, ao dia a dia das pessoas. Nesse sentido, o Rio de Janeiro tem uma oportunidade espetacular, porque é o símbolo do Brasil no exterior, sua geografia é caracterizada pela natureza abundante e tem sido reconhecido pela sua modernidade e pelo vigor da sua juventude em questões ambientais, tanto que foi escolhida pela Universidade de Columbia como ponto focal da agenda climática no Brasil”, disse Márcio Fortes, referindo-se ao Climate Hub, centro de pesquisa lançado pela instituição, em março, no Rio de Janeiro.

Ações de sustentabilidade do Rio são exemplo no exterior
Além de absorver o conhecimento de líderes globais para aplicá-los no Rio de Janeiro, ações realizadas pelo Sistema Fecomércio RJ que estão alinhadas aos ODS’s também estão sendo compartilhadas nos eventos.

“Está na gênese das instituições do Sistema Fecomércio o combate às desigualdades, a busca pelo desenvolvimento econômico e social e o cuidado com o meio ambiente. Trabalhamos todos os dias em ações que podem ser associadas a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, portanto, temos muito a contribuir e a aprender em fóruns como esses, que reúnem aquilo que de mais importante vem se fazendo no mundo para o alcance das metas estabelecidas pelas Nações Unidas”, disse Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE