Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Casal de onças-pardas flagrado em trilha do Parque Estadual dos Três Picos

Imagem foi captada por uma armadilha fotográfica que tem por objetivo auxiliar o monitoramento da fauna da unidade de conservação

A estação das flores brindou o município de Nova Friburgo com um belo registro: um casal de onças-pardas (Puma concolor) foi flagrado, na última sexta-feira (29), explorando o Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A imagem foi captada por uma das armadilhas fotográficas instaladas nas trilhas da unidade de conservação. Fruto de uma parceria entre o órgão ambiental estadual e o Projeto Aventura Animal, o equipamento tem por objetivo auxiliar o monitoramento da fauna com a finalidade de acompanhar, identificar e estudar o comportamento de espécies de animais que habitam o parque. Não é a primeira vez que as armadilhas fotográficas conseguem flagrar as imagens do felino nessa região do Parque Estadual dos Três Picos. Mas, desta vez, o registro é de um casal, uma vez que a chegada da Primavera traz um ambiente propício para a reprodução dos animais. “Esses registros, cada vez mais frequentes na nossa unidade de conservação, ainda mais de uma onça que é o topo da cadeia alimentar, é uma demonstração de que estamos no caminho certo na adoção de políticas públicas voltadas para a preservação da Mata Atlântica”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.
“Sorte nossa na captura dessa imagem e maior felicidade ainda é para o meio ambiente e para quem ama a natureza. As imagens captadas pelas armadilhas fotográficas são disponibilizadas para escolas da rede pública durante aulas sobre educação ambiental ministradas por guarda-parques do Inea”, disse o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schimidt.

Sobre o parque
Com área aproximada de 65.113 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim, e uma outra sede, em fase de construção, em Teresópolis. Dentro dos limites dessa unidade de conservação encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade do Estado do Rio, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 200 metros até 2.366 m do Pico Maior. O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE