Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guerra em Israel: 20 moradores de Teresópolis estão em Jerusalém

Pastor Alexandre Mineiro, da Lagoinha, relata momento vivido pelo grupo e expectativa para retorno ao Brasil

Em vídeo encaminhado para a redação do jornal O Diário/Diário TV nesta segunda-feira (09), o Pastor Alexandre Mineiro, da Igreja Lagoinha, em Teresópolis, confirmou a informação que 20 moradores do município estão nesse momento em Israel, aguardando momento seguro e autorização para retornar ao nosso país. “Estamos em Jerusalém, são 20 pessoas de Teresópolis, 103 do estado do Rio de Janeiro. Estamos no hotel há três dias, sem poder sair desde que começou a guerra. Não podemos sair do hotel por conta de pedido da prefeitura de Jerusalém, do Consulado Brasileiro, e estamos respeitando para manter nossa segurança. Em dois momentos tivemos que ir para um bunker, três níveis abaixo do solo, porque teve sirene, alarmes, bombas estourando no alto, com Israel interceptando os foguetes. Mas Deus tem nos guardado. Queremos agradecer a oração de tanta gente, temos recebido muitas mensagens de Teresópolis, do Rio, do Brasil inteiro, obrigado carinho. Amanhã (terça), nosso voo sai daqui às 23h, a companhia confirmou que o Consulado entrou em contato, que vem aviões da FAB, mas nesse caso a prioridade é para quem ainda não tem bilhetes emitidos. Se Deus quiser na terça a gente volta e na quarta-feira já estaremos no Brasil”, relatou Mineiro, explicando ainda que mesmo não estando próximo do local de conflito, há motivo para preocupação. “A situação em Israel é tensa, alarmante. Estamos a 100 quilômetros da Faixa de Gaza, onde a guerra está ocorrendo, mas estão mandando foguetes de todos os lados de Israel. Hoje caiu uma bomba a 10 quilômetros de distância da gente, mas realmente estamos sendo guardados por Deus”.

A guerra
No último sábado (07), o grupo extremista islâmico Hamas bombardeou Israel, em um ataque surpresa e visto como uma das maiores agressões sofridas pelo país na sua história. Foguetes foram lançados na parte do sul do país, além de ataques em terra. Há centenas de pessoas mortas e feridas. Reivindicando a autoria do ato terrorista, o grupo disse “se tratar do início de uma grande operação para retomada do território”. Há décadas se estende o conflito entre Israel e Palestina, envolvendo política e religião e deixando milhares de pessoas mortas e feridas nos dois lados.

Governo federal se mobiliza
O primeiro dos seis aviões que o governo brasileiro mobilizou para repatriar cidadãos brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado no fim de semana já está em Roma, na Itália. A aeronave, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, pousou na capital italiana às 7h50 (horário local, 2h50 no horário de Brasília) desta segunda-feira (09), após um voo de 9 horas de duração a partir de Natal, de onde o avião decolou na tarde deste domingo (08).
A expectativa da Força Aérea Brasileira (FAB) é que o avião siga da Itália para Tel Aviv, em Israel, até esta terça-feira (10), a fim de embarcar o primeiro grupo de brasileiros dispostos a retornar ao Brasil. Um segundo KC-30 e dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, além de duas aeronaves da Presidência da República, com capacidade para transportar até 40 passageiros cada uma, estão preparadas para participar da repatriação dos brasileiros. Segundo a FAb, o segundo KC-30 parte ainda nesta segunda-feira, às 16h, para Roma.
O Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito. Já em Israel, a embaixada brasileira já tinha reunido, até este domingo, informações de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que estão em Israel. Nos últimos anos, as Forças Armadas realizaram quatro operações de repatriação, por ar e por terra, na Turquia, na Ucrânia, na China e na Bolívia, com cinco aeronaves e 30 viaturas, que resultaram no resgate de, aproximadamente, 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Menor infrator é apreendido com drogas em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE