Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dia do Médico: um amor pela profissão passado de geração para geração

Pai e filho são responsáveis pelo serviço de endoscopia no Hospital São José, em Teresópolis

Desde o momento do nascimento, os pais se tornam verdadeiros exemplos para os filhos. Os pequenos olhinhos estão sempre atentos a todos os movimentos para serem copiados posteriormente. Eles são a primeira fonte de inspiração, e toda essa admiração pode trazer um futuro bem parecido e que os aproxime ainda mais. Este é o caso de James Menezes e James Queiroz, pai e filho que atuam no serviço de endoscopia do Hospital São José e compartilham além dos almoços em família, uma rotina de trabalho. No Dia do Médico, conversamos um pouco com os especialistas para entender como esse amor pela medicina foi transmitido.
James Menezes Alvarez, o pai, é coordenador e responsável pelo serviço de endoscopia digestiva. Ele conta que foi o primeiro médico de sua família e que sempre teve o incentivo e apoio de seus pais. Trabalhando no Hospital há 25 anos, desde 2018 sua rotina se tornou um pouco diferente. Isto porque James Queiroz Alvarez, o filho, se tornou seu colega de profissão. “É uma alegria e prazer indescritíveis. Ver o seu crescimento, amadurecimento profissional e pessoal, seguindo o legado do nosso serviço, é uma imensa felicidade. Em dezembro desse ano o meu filho mais novo se forma na faculdade também e, quem sabe, será mais um que trabalhará conosco”, diz o pai orgulhoso.
Ele conta que a decisão pela medicina veio do próprio filho que, inclusive, foi aprovado no vestibular já no segundo ano do ensino médio. Desde então, ele e a esposa, também médica, o incentivaram a buscar uma formação na área da saúde. “Decidi fazer medicina desde os 11/12 anos de idade. Os meus pais são médicos e quando eu nasci, eles ainda estavam na faculdade. Então eu tive contato com a medicina, literalmente, desde pequeno. Frequentei, quando muito novo, a faculdade deles. Depois, durante a minha infância, eles estavam na especialização e residência médica e eu pude acompanhar o crescimento deles na carreira. A minha vida inteira praticamente eu tive contato com a medicina e passei boa parte da minha infância e adolescência dentro do hospital também”, contou James Queiroz, o filho.
A história do endoscopista com o hospital onde trabalha começou antes mesmo das primeiras fraldas. O jovem médico conta que nasceu no Hospital São José e que, desde os seus primeiros segundos de vida, já teve contato com os corredores e espaços que iria frequentar uma vida inteira. “Às vezes eu tinha aula de manhã e à tarde, quando estava na escola, e passava na hora do almoço para almoçar com o meu pai. Depois, durante a faculdade, comecei a acompanhar alguns exames aqui. Depois, quando terminei a residência médica, eu retornei para somar e trabalhar no hospital, aprender e trazer coisas novas. Então eu, literalmente, estou no Hospital São José desde que nasci”, brinca.

Admiração
Durante muito tempo o negócio de família era uma obrigação. Não era possível ter escolha sobre que profissão exercer, devia-se apenas seguir a herança do pai. Hoje, filhos e pais com a mesma profissão representam uma escolha e uma admiração por quem cuidou tão bem deles durante tanto tempo. Diante disto, Queiroz relata o privilégio que é poder trabalhar com o pai. “Trabalhar com o meu pai é um privilégio porque eu consigo aprender não só a parte médica, mas a parte humana também. Ele me dá um exemplo muito positivo, tanto da parte profissional, quanto pessoal e é uma honra poder compartilhar não só a vida profissional quanto à vida particular com ele. É muito gratificante para mim e de um aprendizado muito grande”, completa o filho.

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ceso e Unifeso promovem ações de conscientização sobre saúde bucal

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE