Após receberem as informações sobre desmatamento, extração irregular de árvores e a própria construção, policiais militares da 5ª UPAm (Três Picos), subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, procederam ao quilômetro 37,5 da BR 040, na altura do bairro Mosela, onde no terreno atrás de uma empresa, constataram uma construção em estágio avançado, porém, sem que houvesse placas indicativas de licenciamento das atividades ali realizadas e, durante diligências no entorno, não encontraram o suspeito mencionado na denúncia. Diante dos fatos, a equipe da UPAm Três Picos se deslocou à 105ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Ainda segundo os agentes, na distrital foram informados de que o local será periciado em uma data futura.
De acordo com o programa Linha Verde, desde o início do ano, já foram cadastradas mais de 15 mil denúncias de crimes ambientais em todo o Estado, sendo mais de 320 relativas à Petrópolis. São, até o momento, 74 denúncias sobre extração irregular de árvores, 73 sobre desmatamento florestal e 61 sobre construção irregular.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br
) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).