Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

TCE: Quatro Municípios recebem parecer prévio favorável à aprovação

Tribunal analisou prestações de Campos, Macaé, Maricá e Nilópolis

Quatro Municípios receberam parecer prévio favorável à aprovação das contas de governo do exercício de 2022. Na sessão plenária realizada em 8 de novembro, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) analisou os números de Campos dos Goytacazes, Macaé, Maricá e Nilópolis. As prestações de contas seguirão para as Câmaras dos Vereadores de cada Município para apreciação final.

O prefeito de Campos, Wladimir Matheus, cumpriu a Lei Complementar Federal nº 141/12 ao destinar 42,13% da receita oriunda de impostos e transferências para a manutenção da Saúde do Município, acima do mínimo exigido de 15%. O acórdão, originado em processo relatado pelo conselheiro-substituto Marcelo Verdini Maia, observou panorama similar na área da Educação, na qual foram aplicados, 35,55% da mesma fonte, além, portanto, dos 25% exigidos pelo Artigo 212 da Constituição Federal.

O acórdão registrou cinco ressalvas, entre elas a ausência de equilíbrio financeiro do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos, sendo constatado um déficit financeiro, em desacordo com a Lei Federal n.º 9.717/98. Também foram apontadas cinco determinações e uma recomendação para que Campos atente para a necessidade de estabelecer procedimentos de planejamento, acompanhamento e controle de desempenho da educação na rede pública de ensino.

Ainda no Norte Fluminense, as contas de Macaé foram geridas pelo prefeito Welberth Porto de Rezende. O chefe do Executivo garantiu os mínimos constitucionais ao aplicar 37,85% da receita na área da Saúde e 31,05% na Educação, acima dos respectivos 15% e 25% exigidos. A relatoria também foi do conselheiro-substituto Marcelo Verdini Maia. A gestão de Macaé ao longo do exercício de 2022 recebeu um total de duas ressalvas e determinações e quatro recomendações. Entre as ressalvas está a divergência entre o saldo do patrimônio líquido apurado e o registrado no Balanço Patrimonial Consolidado.

Sob a gestão do prefeito Fabiano Taques Horta, o Município de Maricá garantiu o investimento mínimo em saúde ao destinar 20,51% da receita para esta área. O mesmo cenário foi observado na Educação, em que o chefe do Executivo aplicou 28,70% da receita na pasta. Resultante de processo relatado pelo conselheiro Domingos Brazão, o acórdão apontou uma ressalva, que ensejou uma determinação. O relator chamou a atenção para a ausência de informações no Certificado de Auditoria que emitiu parecer conclusivo quanto às contas. O documento não especificou as medidas adotadas, no âmbito do controle interno, no sentido de alertar a Administração Municipal quanto às providências a serem implementadas para melhoria da gestão governamental. Ao todo, foram duas as recomendações para o chefe do Executivo. Entre elas, a adoção de processos para que sejam alcançadas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Nilópolis, Município sob a responsabilidade do prefeito Abraão David Neto, cumpriu os mínimos constitucionais em sua totalidade, destinando 17,18% da receita de impostos e transferências à área da Saúde e 29,16% à Educação. O acórdão, originado em processo relatado pelo conselheiro-substituto Marcelo Verdini Maia, aponta três ressalvas e três determinações, entre elas a necessidade de providenciar a regularização dos critérios e exigências estabelecidos na Lei Federal nº 9.717/98 para fins de emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária do RPPS, de modo que o Município demonstre o efetivo cumprimento das normas gerais que lhes são aplicáveis.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE