Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

SEAS e INEA derrubam construções irregulares nas margens do rio Soberbo

Imóveis foram construídos em área de proteção ambiental e denunciadas à justiça, que autorizou demolição

Nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagraram operação contra construções irregulares em área protegida no município de Guapimirim. Com apoio operacional da Polícia Militar, os agentes demoliram uma casa de dois pavimentos, uma ponte sobre o rio Soberbo e outras pequenas construções que foram feitas sem licenciamento ambiental. As construções irregulares derrubadas haviam sido edificadas em Área de Preservação Permanente, por estarem à margem de um corpo hídrico. A ação aconteceu em apoio à Secretaria do Ambiente do município de Guapimirim e surgiu a partir de uma decisão judicial de demolição.
Conforme preconiza a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998), promover construção em solo não edificável, ou no seu entorno, constitui crime ambiental e quem o pratica está sujeito a penalidades. “Continuamos avançando por todo o estado com as nossas ações de combate aos crimes ambientais e atuando com rigor na repressão ao desmatamento da Mata Atlântica. Além de auxiliar outras entidades ambientais na fiscalização, nossos técnicos desenvolvem extenso trabalho de inteligência para identificar supressões vegetais e edificações irregulares que devem ser combatidas”, explica o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Petrópolis: Quatro pessoas da mesma família presas por extorsão mediante sequestro

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

PM encontra pé de maconha em Teresópolis

Portais de Hércules, o lugar mais bonito da Serra dos Órgãos

Projeto de parque na região portuária do Rio prevê praças flutuantes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE